OIT apresenta ferramenta virtual para conciliação família-trabalho destinada a empresas da América Latina e Caribe

A crise de cuidados provocada pela pandemia destacou a necessidade de esforços para encontrar alternativas de conciliação. O lançamento dessa ferramenta reuniu mais de 200 empresárias e empresários da região.

Notícias | 8 de Julho de 2021
Lima - A OIT, por meio do Programa Ganhar-Ganhar e do Projeto CERALC, financiados pela União Europeia, lançou hoje uma nova plataforma digital para a conciliação família-trabalho, voltada para empresas da América Latina e Caribe, com o objetivo de fazer frente à crise global de cuidados agravada pela COVID-19.

“Se a casa não funciona, o trabalho também não funciona”, disse o diretor Regional da OIT, Vinícius Pinheiro, no ato do lançamento da ferramenta.

“O trabalho realizado por empregadores e trabalhadores em temas de equidade e conciliação trabalho-família será uma oportunidade para todas as pessoas se beneficiarem”, acrescentou, lembrando que em tempos de pandemia, a demanda por cuidados e responsabilidades familiares aumentou de forma sem precedentes nas famílias, "e isso afeta desproporcionalmente as mulheres."

A ferramenta produzida pelos projetos CERALC e Ganhar-Ganhar oferece materiais, casos de sucesso e recursos para ajudar as empresas a incorporar, na medida de suas possibilidades, ações que visem melhorar a conciliação entre o trabalho e as responsabilidades familiares de seus trabalhadores e suas trabalhadoras.

“Da União Europeia, ecoamos o nosso compromisso de combater os estereótipos de gênero, que afetam principalmente as mulheres, suas famílias e a sociedade em geral. Nesse sentido, as empresas, sendo a primeira força de trabalho da sociedade, fazem parte da solução de uma abordagem para uma conduta empresarial responsável ”, afirmou durante este evento a Chefe da Equipe Regional para as Américas do Serviço de Instrumentos Políticos Fora da União Europeia, Maria Rosa Sabbatelli.

Da mesma forma, o lançamento contou com a presença de María Arteta, Especialista em Gênero e Não Discriminação do Escritório da OIT para a América Central. “Estamos diante de uma nova organização social do trabalho, quando a pandemia acabar, não será mais igual a como era antes”, disse Arteta.

A especialista da OIT lembrou que a pandemia provocou medidas de confinamento e distanciamento social, deixou meninas e meninos impossibilitados de ir à escola e também teve um impacto muito forte nas pessoas idosas ou em situação de vulnerabilidade, que se combinou com a perda de opções de apoio, de trabalho doméstico remunerado trabalho e até auxílio familiar.

Diante dessa crise de cuidados gerada pela COVID-19, as ferramentas de conciliação família-trabalho surgem como oportunidade de buscar um círculo virtuoso entre produtividade e bem-estar, o que também implica refletir sobre a organização do trabalho, conforme destacado na apresentação.

As pessoas que participaram do lançamento desta iniciativa da OIT foram convidadas a participar em salas de diálogo e trabalho sobre Ações para promover a conciliação trabalho-família nas empresas e benefícios e desafios da implementação de medidas de conciliação trabalho-família.

Até o momento do lançamento, a ferramenta virtual havia recebido mais de 12 mil visitas e obtido mais de 700 downloads de seus recursos e materiais.