Promoção da negociação coletiva e resolução de conflitos no serviço público - Um manual de formação da OIT

Este manual de formação tem como objetivo o desenvolvimento e o reforço das competências de negociação coletiva e de especialização dos trabalhadores, dos sindicatos do setor público e dos funcionários do governo.

Instructional material | 19 January 2016
Este manual de formação é publicado para complementar o nosso Manual de negociação coletiva e resolução de conflitos no setor público.

Este manual de formação tem como objetivo o desenvolvimento e o reforço das competências de negociação coletiva e de especialização dos trabalhadores, dos sindicatos do setor público e dos funcionários do governo. Apresenta uma abordagem de aprendizagem ativa, encorajando o diálogo e a interação entre os participantes, para que estes se envolvam na ‘negociação’ ainda durante a formação.

Pretende-se que este manual de formação seja um instrumento prático para a aprendizagem e prática da arte da resolução de conflitos, com uma ênfase no método dos ganhos mútuos de negociação coletiva. Estes materiais estão concebidos para serem uma ferramenta de utilização amigável para todos os que estão interessados em promover um melhor entendimento sobre a utilização, valor e prática da negociação coletiva na prevenção e resolução de conflitos no serviço público.