No dia 24 de junho teve lugar, no Centro de Juventude de Lisboa, a Conferência de Jovens sobre o Futuro do Trabalho onde participaram 45 jovens da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e de Ibero-américa.
O relatório da Comissão Mundial sobre o Futuro do Trabalho serviu de ponto de partida para a análise e debate das questões que marcam a agenda do trabalho digno, nomeadamente, as principais preocupações dos jovens nesta área.
Os participantes estiveram organizados em três grupos temáticos: “Desafios do Trabalho do Futuro: Tecnologia, inovação e desenvolvimento de novas competências”, “Empreendedorismo para o Desenvolvimento Sustentável” e “Proteção social”. Após a partilha de opiniões e ideias, tiveram oportunidade de apresentar as principais conclusões do seu trabalho e algumas propostas no sentido de alcançar um futuro do trabalho digno para todos.
A conferência contou com a participação do Presidente do Fórum da Juventude da CPLP (FJCPLP), Marcus Barão; da Diretora da OIT-Lisboa, Mafalda Troncho; da Diretora da OEI-Portugal, Ana Paula Laborinho; do Ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo de São Tomé e Príncipe e Presidente da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, Vinício Teles Xavier de Pina; do Secretário de Estado para a Juventude de Cabo Verde, Carlos Monteiro; do perito da OIT-Genebra, Felix Weidenkaff; da Presidente do Conselho Nacional de Juventude da Guiné-Bissau e Vice-Presidente do FJCPLP, Aissatu Forbs Djalo; do Secretário de Estado da Juventude e Desporto de Portugal, João Paulo Rebelo; da Confederação Sindical dos países de Língua Portuguesa, Catarina Tavares; da Confederação Empresarial da CPLP, José Anastácio Medina Lobato e do Secretariado Executivo da CPLP, Manuel Clarote Lapão.
Fotografia de grupoPrimeiro painelJovens participantesFelix Weidenkaff (OIT-Genebra)Grupo de jovens (Tema 1) Grupo de jovens (Tema 2)Grupo de jovens (Tema 3)Secretário de Estado da Juventude e Desporto de PortugalSegundo painelEntrega de certificados aos jovens participantes