Condições de Trabalho

© Trabalhadores num navio

As condições de trabalho constituem o cerne do trabalho remunerado e das relações de trabalho. De um modo geral, as condições de trabalho abrangem uma ampla gama de tópicos e questões, desde o tempo de trabalho (horas de trabalho, períodos de descanso e horários de trabalho) até à remuneração, bem como as condições físicas e as exigências do foro mental existentes no local de trabalho.

A OIT monitoriza as tendências e desenvolvimentos relacionados com o tempo de trabalho, a organização do trabalho e o equilíbrio entre o trabalho e a vida em todo o mundo e analisa questões-chave e emergentes, a fim de fornecer aos seus constituintes tripartidos e decisores informação prática e aconselhamento baseado em evidência.

A Organização procura ainda colaborar com institutos nacionais de investigação e instituições académicas na procura do conhecimento de última geração necessário para apoiar trabalhadores/as e empregadores/as no desenvolvimento e implementação de entendimentos de tempo de trabalho equilibrados que protejam a saúde dos/as trabalhadores/as, beneficiem o bem-estar e equilíbrio entre trabalho e vida familiar e promovam empresas sustentáveis.

Mais informação no sitio global da OIT sobre este tema (em EN)

► Base de dados sobre legislação relativa a condições de trabalho e emprego (em EN)


Parcerias

Autoridade para as Condições do Trabalho