Competências e Empregabilidade

© Trabalhadora numa padaria

Existe um entendimento geral, independentemente do nível de desenvolvimento de um país, que uma educação e competências adequadas aumentam a capacidade de inovar e adotar novas tecnologias. Estes aspetos fazem a diferença entre um crescimento inclusivo e um crescimento que exclui grandes segmentos da sociedade. Uma força de trabalho que tenha sido formada adequadamente e é capaz de manter a sua aprendizagem ao longo da vida aumenta a confiança de investidores(as) e desta forma o crescimento do emprego.

Em todo o mundo, governos, associações de empregadores e sindicatos trabalham no sentido de melhorar a empregabilidade dos(as) trabalhadores(as), encaminhar jovens para trabalhos produtivos e dignos e aumentar a produtividade das empresas através de uma formação de melhor qualidade e relevância. A OIT, através do seu departamento de competências e empregabilidade, conduz investigação comparativa e fornece diretrizes de políticas bem como serviços de cooperação técnica com o objetivo de apoiar os seus constituintes tripartidos na integração do desenvolvimento de competências nas estratégias nacionais e setoriais com vista ao progresso.

O trabalho que a OIT desenvolve com os seus constituintes centra-se principalmente em três áreas: articulação entre a formação e as necessidades atuais do mercado de trabalho e a antecipação e construção de competências para os empregos do futuro; promoção de sistemas de aprendizagem e incorporação de competências essenciais na formação de jovens e; extensão do acesso a formação para o emprego nas comunidades rurais.

O Centro Internacional de Formação em Turim constitui o braço formativo da OIT e leva a cabo serviços de formação, de aprendizagem e de capacitação dirigidos a representantes de governos, de organizações de empregadores e de trabalhadores bem como junto de outros parceiros nacionais e internacionais tendo em vista a concretização do objetivo da OIT de proporcionar um trabalho digno para mulheres e homens.

Mais informação no sitio global da OIT sobre este tema (em EN)