OMS/OIT: estimativas sobre acidentes e doenças profissionais

Notícias | 20 de Setembro de 2021
Imagem desenhada de trabalhadores de várias áreas. Imagem retirada da capa do relatório
No dia 17 de setembro, a OMS e a OIT publicaram o relatório mundial de monitorização dos acidentes e das doenças profissionais ou relacionadas com o trabalho, com a avaliação global comparativa riscos e o peso das doenças relacionadas com o trabalho.

Esta é a primeira avaliação conjunta da OMS/OIT produzida no âmbito da Avaliação Mundial Comparativa de Riscos. A metodologia do estudo incidiu sobre 19 fatores de risco e é o estudo mais abrangente da OMS sobre o peso das doenças relacionadas com o trabalho, e a primeira avaliação conjunta do género com a OIT.

O relatório Joint Estimates of the Work-related Burden of Disease and Injury, 2000-2016: Global Monitoring Report, estima que as doenças e acidentes relacionados com o trabalho foram responsáveis pela morte de 1,9 milhões de pessoas em 2016. Tendo sido maioria das mortes relacionadas com o trabalho originada por doenças respiratórias e cardiovasculares.

Em maio de 2021, a OMS e a OIT publicaram os resultados preliminares do estudo que quantificou o peso das doenças cardiovasculares, que evidenciou exposição a horas de trabalho como causa atribuível a 750 000
óbitos.

O relatório observa que o peso total das doenças relacionadas com o trabalho é provavelmente muito mais elevado, uma vez que as perdas de saúde relacionadas com vários outros fatores de risco profissional devem ainda ser quantificada no futuro.

O diretor-geral da OIT, destacou a importâncias do relatório referindo que "Estas estimativas fornecem informações importantes o peso das doenças relacionadas com o trabalho, e esta informação pode ajudar a moldar políticas e práticas para criar locais de trabalho mais saudáveis e seguros".