Newsletter

2020

  1. Newsletter Nº 48

    14 de Julho de 2020

    O mundo do trabalho está a ser profundamente afetado pela pandemia. Segundo dados da OIT, em todo o mundo, mais de 436 milhões de empresas estão em risco de perturbação grave. As estimativas evidenciam ainda que cerca de 25 milhões de pessoas poderão ficar em situação de desemprego.

2019

  1. Newsletter Nº47

    27 de Dezembro de 2019

    Através das iniciativas do centenário a OIT preparou-se para as mudanças do mundo do trabalho, em prol de uma globalização mais justa, um desenvolvimento mais sustentável, um crescimento gerador de empregos e o acesso a trabalho digno.

  2. Newsletter Nº46

    13 de Setembro de 2019

    Foram vários os momentos em que jovens da CPLP tiveram a oportunidade de discutir a sua visão e preocupações e de apresentar ideias e alternativas. Este quadrimestre é um bom exemplo dessa mobilização.

  3. Newsletter Nº45

    23 de Maio de 2019

    Das sete Iniciativas da OIT para o seu Centenário, damos particular relevo, neste número, às Iniciativas sobre as Empresas e as Normas.

  4. Newsletter Nº44

    20 de Janeiro de 2019

    …Condições de trabalho que implicam para grande parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as privacões, o que gera um descontentamento tal que a paz e a harmonia universais são postas em risco e considerando que é urgente melhorar essas condições, Constituição da OIT

2018

  1. Newsletter Nº43

    20 de Maio de 2018

    Das sete iniciativas da OIT para o seu centenário, damos relevo neste número à Iniciativa Mulheres no Trabalho. Conhecer melhor e atuar sobre as razões do progresso lento em assegurar um trabalho digno para as mulheres, constitui o objetivo principal da OIT com esta iniciativa. Desta forma, procura a Organização contribuir para um futuro melhor das mulheres no trabalho.

  2. Newsletter Nº42

    31 de Janeiro de 2018

    A Iniciativa Verde constitui uma das sete Iniciativas da OIT no quadro do seu centenário. A OIT-Lisboa tem guiado a sua atividade promovendo-as em articulação com os constituintes tripartidos portugueses e no quadro da sua atividade com o Secretariado Executivo da CPLP.

2017

  1. Newsletter Nº41

    20 de Dezembro de 2017

    “A mais inclusiva agenda para o desenvolvimento que o mundo já viu”. Foi por estas palavras que o anterior secretário-geral das Nações Unidas descreveu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Uma agenda ambiciosa que convoca o apoio das Nações Unidas e, em particular, da OIT aos Estados- -membros na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O consenso global conquistado compreende muitas áreas de intervenção constantes da Agenda do Trabalho Digno. O que confere à OIT responsabilidade acrescida, tendo esta estabelecido um Plano para a implementação da Agenda 2030.

  2. Newsletter Nº40

    20 de Maio de 2017

    No seguimento da Declaração de Oslo (adotada na 9ª Reunião Regional Europeia em abril de 2013), e das conclusões da Conferência de dia 4 de novembro de 2013 “Enfrentar a crise do Emprego em Portugal – que caminhos para o futuro?”, foram identificadas pelos constituintes tripartidos (governo e parceiros sociais) duas áreas principais nas quais a OIT poderia apoiar Portugal: melhores práticas em termos de legislação laboral; e emprego jovem, em particular a Garantia Jovem (GJ).

  3. Newsletter Nº39

    31 de Janeiro de 2017

    São sete as iniciativas que a OIT lançou no quadro do seu centenário e que se espera poderem contribuir para ultrapassar os desafios que o futuro coloca ao seu mandato. A OIT quer estar preparada para as mudanças do mundo do trabalho, contribuindo para uma globalização mais justa, um desenvolvimento mais sustentável, um crescimento económico gerador de empregos e o acesso a um trabalho digno a todos e a todas.