Newsletter

2019

  1. Newsletter Nº46

    13 de Setembro de 2019

    Foram vários os momentos em que jovens da CPLP tiveram a oportunidade de discutir a sua visão e preocupações e de apresentar ideias e alternativas. Este quadrimestre é um bom exemplo dessa mobilização.

  2. Newsletter Nº45

    23 de Maio de 2019

    Das sete Iniciativas da OIT para o seu Centenário, damos particular relevo, neste número, às Iniciativas sobre as Empresas e as Normas.

  3. Newsletter Nº44

    20 de Janeiro de 2019

    …Condições de trabalho que implicam para grande parte das pessoas, a injustiça, a miséria e as privacões, o que gera um descontentamento tal que a paz e a harmonia universais são postas em risco e considerando que é urgente melhorar essas condições, Constituição da OIT

2018

  1. Newsletter Nº43

    20 de Maio de 2018

    Das sete iniciativas da OIT para o seu centenário, damos relevo neste número à Iniciativa Mulheres no Trabalho. Conhecer melhor e atuar sobre as razões do progresso lento em assegurar um trabalho digno para as mulheres, constitui o objetivo principal da OIT com esta iniciativa. Desta forma, procura a Organização contribuir para um futuro melhor das mulheres no trabalho.

  2. Newsletter Nº42

    31 de Janeiro de 2018

    A Iniciativa Verde constitui uma das sete Iniciativas da OIT no quadro do seu centenário. A OIT-Lisboa tem guiado a sua atividade promovendo-as em articulação com os constituintes tripartidos portugueses e no quadro da sua atividade com o Secretariado Executivo da CPLP.

2017

  1. Newsletter Nº41

    20 de Dezembro de 2017

    “A mais inclusiva agenda para o desenvolvimento que o mundo já viu”. Foi por estas palavras que o anterior secretário-geral das Nações Unidas descreveu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Uma agenda ambiciosa que convoca o apoio das Nações Unidas e, em particular, da OIT aos Estados- -membros na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O consenso global conquistado compreende muitas áreas de intervenção constantes da Agenda do Trabalho Digno. O que confere à OIT responsabilidade acrescida, tendo esta estabelecido um Plano para a implementação da Agenda 2030.

  2. Newsletter Nº40

    20 de Maio de 2017

    No seguimento da Declaração de Oslo (adotada na 9ª Reunião Regional Europeia em abril de 2013), e das conclusões da Conferência de dia 4 de novembro de 2013 “Enfrentar a crise do Emprego em Portugal – que caminhos para o futuro?”, foram identificadas pelos constituintes tripartidos (governo e parceiros sociais) duas áreas principais nas quais a OIT poderia apoiar Portugal: melhores práticas em termos de legislação laboral; e emprego jovem, em particular a Garantia Jovem (GJ).

  3. Newsletter Nº39

    31 de Janeiro de 2017

    São sete as iniciativas que a OIT lançou no quadro do seu centenário e que se espera poderem contribuir para ultrapassar os desafios que o futuro coloca ao seu mandato. A OIT quer estar preparada para as mudanças do mundo do trabalho, contribuindo para uma globalização mais justa, um desenvolvimento mais sustentável, um crescimento económico gerador de empregos e o acesso a um trabalho digno a todos e a todas.

2016

  1. Newsletter Nº38

    20 de Dezembro de 2016

    Desde que foi lançada em 2015, pelo diretor-geral da OIT, Guy Ryder, que a Iniciativa do Centenário – O futuro do trabalho – tem merecido especial atenção por parte dos constituintes tripartidos e de outras organizações nacionais.

  2. Newsletter Nº37

    25 de Abril de 2016

    Em maio de 2006, os ministros e ministras do Trabalho e dos Assuntos Sociais da CPLP assinavam uma importante Declaração Política conjunta na qual se comprometiam, envolvendo os parceiros sociais, a unir esforços com vista à prevenção e eliminação da exploração do trabalho infantil.