#thiswaytosocialjustice

OIT lança campanha para promover a justiça social

A OIT lança uma campanha de comunicação global para promover a redução das desigualdades e a justiça social

Comunicado de imprensa | 28 de Setembro de 2023
Lançada no Global Citizen Festival em Nova Iorque, a campanha da OIT «Caminho para a Justiça Social» (This Way to Social Justice) apela a uma ação urgente para reduzir as desigualdades no mundo do trabalho.

GENEBRA (Notícias da OIT) - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) vai lançar uma campanha de comunicação global denominada «Caminho para a Justiça Social", com o objetivo de intensificar os esforços para combater as desigualdades no mundo do trabalho.

O lançamento da campanha coincide com o Global Citizen Festival, que teve lugar no sábado, 23 de setembro, em Nova Iorque, assinalando o final da semana de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas. O diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, subiu ao palco do festival para apelar a uma ação colectiva contra as desigualdades e a uma maior justiça social a nível mundial.

Os elevados níveis de desigualdade, agravados pelas crises em curso, têm um custo humano e económico elevado e ameaçam os progressos já lentos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os dados da OIT mostram que 4 mil milhões de pessoas não têm proteção social, uma das mais importantes vias para eliminar a desigualdade; 453 milhões de pessoas que gostariam de trabalhar não conseguem encontrar emprego; e 214 milhões de trabalhadorese trabalhadoras vivem com menos de 1,90 dólares por dia.

Reconhecendo o papel único da OIT, do mundo do trabalho e das suas instituições na abordagem destas importantes questões, Gilbert F. Houngbo sublinhou: "Embora a OIT tenha estado na vanguarda da abordagem das causas e consequências das desigualdades desde a sua criação, a profundidade, amplitude e repercussões das desigualdades destes tempos exigem uma abordagem abrangente centrada nos mecanismos e políticas de distribuição e redistribuição."

Alinhada com a estratégia da OIT para reduzir e prevenir as desigualdades no mundo do trabalho, a campanha de comunicação irá destacar áreas políticas cruciais onde os esforços coordenados podem abrir caminho para sociedades mais justas, mais seguras, mais ecológicas e mais sustentáveis para todas as pessoas. Estes domínios fundamentais incluem:
  • criação de emprego digno;
  • proteção social universal;
  • educação e aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas;
  • proteção dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras;
  • igualdade de género e não discriminação;
  • globalização justa;
  • transição justa para economias mais verdes.
Para mais informações e atualizações sobre a campanha, siga-nos nos nossos canais nas redes sociais.