Informação aos órgãos de comunicação social

Comunicado de imprensa | 22 de Abril de 2022
criança de perfil com tranças coloridas
A 5ª Conferência Mundial sobre a Eliminação do Trabalho Infantil terá lugar em Durban, África do Sul, de 15 a 20 de Maio de 2022.

Mais de 4.000 delegados/as - representantes de governos, sindicatos, empregadores, sociedade civil, organizações regionais e internacionais, grupos de reflexão, academia, jovens e crianças de todo o mundo - irão debater as boas práticas, identificar lacunas e as medidas urgentes que são necessárias para combater o trabalho infantil.

A Conferência surge num momento crítico. Apesar dos progressos em muitas regiões, 160 milhões de crianças – a nível mundial cerca de 1 em cada 10 crianças - ainda se encontram em situação de trabalho infantil. Os números estão a aumentar, e a pandemia da COVID-19 ameaça inverter anos de progresso.

A 5ª Conferência Mundial terá lugar quando faltam apenas três anos para atingir o objetivo de eliminar o trabalho infantil até 2025, e apenas oito anos para atingir o objetivo de eliminar o trabalho forçado até 2030, tal como foi estabelecido pelo Objetivo 8.7 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

A conferência terá por base as quatro Conferências Mundiais anteriores, realizadas em Buenos Aires (2017), Brasília (2013), Haia (2010), e Oslo (1997), que permitiram sensibilizar a opinião pública para este problema, mobilizar recursos e estabelecer uma orientação estratégica para o movimento global contra o trabalho infantil.

A Conferência terá lugar no Centro Internacional de Convenções (ICC) em Durban, província de KwaZulu-Natal. Os meios de comunicação social que desejem participar na conferência devem inscrever-se através de email zeenat@gcis.gov.za.

O prazo de inscrição é sexta-feira, 29 de abril de 2022, às 12:00 horas, hora da África Central (CAT). A participação dos meios de comunicação é limitada e será atribuída por ordem de chegada.

Os representantes dos meios de comunicação social devem enviar os seus planos de transmissão e requisitos técnicos de cobertura para: Shadrack.Mashalaba@labour.gov.za

Para questões relativas aos meios de comunicação, contactar Teboho Thejane, porta-voz do Departamento, email: Teboho.Thejane@labour.gov.za

Para entrevistas aos meios de comunicação social da OIT, contactar: newsroom@ilo.org.