OIT apoia a investigação e o conhecimento

Comunicado de imprensa | 22 de Março de 2022
Mulher com lenço na cabeça e máscara de proteção individual.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) está a convidar especialistas em igualdade, profissionais, instituições académicas, centros de investigação e ativistas de todo o mundo a partilhar o seu conhecimento e recomendações sobre como eliminar a discriminação racial no trabalho. Com esta iniciativa, a OIT espera estimular o debate político a nível global e nacional sobre o tema.

Apesar do reconhecimento universal do direito à igualdade e à não discriminação no emprego e na profissão, a discriminação racial, de género ou outra discriminação afeta milhões de trabalhadores e trabalhadoras que enfrentam obstáculos para encontrar emprego, trabalho digno e oportunidades de carreira.

Segundo Chidi King, Chefe da Unidade Género, Igualdade, Diversidade e Inclusão da OIT, "é crucial que criemos uma base de conhecimento abrangente sobre os obstáculos e as medidas em matéria de igualdade racial, dar voz às pessoas afetadas e promover o diálogo social para a realização de novas e inovadoras ações de combate à discriminação racial no mundo do trabalho".

A Convenção (N.º 111), sobre Discriminação no Emprego e na Profissão de 1958, uma das convenções fundamentais da OIT, está prestes a alcançar a ratificação universal. Isto reflete um forte compromisso global para acabar com a discriminação no trabalho. No entanto, a discriminação racial continua a afetar milhões de pessoas em todo o mundo, negando-lhes dignidade, respeito e igualdade de oportunidades. As mais afetadas são: pessoas de ascendência africana, migrantes, povos indígenas e tribais, minorias étnicas e outras. Tem sido cada vez mais reconhecido os impactos da discriminação interseccional com base no sexo, raça, deficiência, estatuto VIH, origem social e outros motivos.

Os artigos devem ser submetidos até 1 de julho de 2022 e deverão incidir sobre áreas políticas fundamentais relacionadas com a economia formal e informal, a medição da discriminação, a exclusão socioeconómica, o acesso a uma protecção jurídica eficaz, e formas e meios de abordar as esferas emergentes de discriminação no contexto da digitalização e da inteligência artificial.

Os 20 trabalhos selecionados receberão um prémio de 500 dólares e serão apresentados num simpósio online.

Consulte os termos de referência em espanhol, francês e inglês.

OIT-Lisboa
21.03.2022