Dignidade e respeito no trabalho

Notícias | 25 de Novembro de 2021
Fotografia do rosto de uma mulher.
No Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, assinalado no dia 25 de novembro, o OIT apelou à ratificação da Convenção (N.º 190).

Há muito trabalho a fazer para acabar com a discriminação e prevenir a violência e o assédio em todo o lado, incluindo no mundo do trabalho.

Em 2019, a Organização Internacional do Trabalho adoptou um primeiro tratado internacional sobre a violência e o assédio no mundo do trabalho. A Convenção (N.º 190) reconhece o direito de todas as pessoas a um mundo de trabalho livre de violência e assédio. Este tratado histórico deu poder ao movimento contra a violência e o assédio em todas as suas formas.

A crise COVID-19 exacerbou as vulnerabilidades, as desigualdades e a violência doméstica.

A Convenção 190 é uma bússola que pode guiar os países no caminho de um mundo de trabalho baseado na dignidade e no respeito por todas as pessoas. Em vigor desde junho deste ano, foi até à data ratificada por nove Estados-membros da OIT. Os países que optam por ratificar este tratado internacional inovador escolhem libertar-se da violência e do assédio.

Acompanhe a campanha para a ratificação da Convenção (N.º 190).