Moçambique lança o 3º boletim estatístico sobre proteção social

Notícias | 5 de Novembro de 2021
Fotografia da capa do boletim. Grupo de mulheres, crianças e homens sentados no chão e com máscara de proteção individual.
No âmbito do Projeto ACTION/Portugal, Moçambique publica o terceiro boletim estatístico sobre Proteção Social, que apresenta dados estatísticos fundamentais sobre a cobertura e despesas de proteção social, incluindo esquemas contributivos e não contributivos, bem como uma secção dedicada que inclui números relativos à resposta da proteção social nacional à crise da COVID-19.

O boletim foi lançado a 15 de Outubro de 2021 durante a Semana da Proteção Social de Moçambique.

Este trabalho resulta da colaboração interinstitucional e da compilação, agregação e harmonização das informações e dados recolhidos junto do Ministério da Economia e Finanças (MEF), nomeadamente do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), do Instituto Nacional de Estatística (INE); do Ministério do Género, Criança e Ação Social (MGCAS), do Instituto Nacional de Ação Social (INAS), do Ministério do Trabalho e Segurança Social (MITSS) e do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) com o apoio técnico e financeiro da OIT.

O Projeto ACTON /Portugal é implementado pelo Departamento de Proteção Social da OIT e pelo Centro Internacional de Formação da OIT, com o objetivo de melhorar a cobertura da proteção social e a qualidade das suas estatísticas nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e em Timor-Leste.

Este Projeto é financiado pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social da República Portuguesa.