Conferência Internacional do Trabalho: pela primeira vez na sua história em formato virtual

Comunicado de imprensa | 25 de Maio de 2021
Fotografia de várias bandeiras. A primeira é a bandeira da OIT.
A 109ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho (CIT), a primeira a ser realizada virtualmente face às restrições impostas pela pandemia da COVID-19, já está aberta.

Omar Zniber, Embaixador e Representante Permanente do Reino de Marrocos junto do Gabinete das Nações Unidas e outras organizações internacionais em Genebra, foi eleito, na sessão de abertura da CIT (20 de maio), Presidente da Conferência. O Embaixador descreveu a sua eleição como "uma fonte de orgulho" para o seu país e para a região africana.

"Como se costuma dizer, a Conferência Internacional do Trabalho é o parlamento mundial do trabalho, proporcionando aos governos, às organizações de empregadores e às organizações de trabalhadores dos Estados-membros uma oportunidade única de promover debates tripartidos sobre questões sociais e laborais, bem como sobre assuntos relacionados com o mundo do trabalho", afirmou.

"Este ano, a nossa Conferência assume um formato especial e reveste-se de uma importância particularmente significativa, tendo em conta o seu adiamento no ano passado, por razões que conhecemos demasiado bem. Escusado será dizer que foram depositadas grandes expetativas no trabalho que iremos empreender nas próximas semanas, e no reinício da nossa sessão, no final deste ano. Farei o meu melhor, juntamente com os meus Vice-Presidentes, para orientar o nosso trabalho nesse espírito, e não pouparei esforços para assegurar que esta Conferência seja um sucesso para todos".

O diretor-geral da OIT, Guy Ryder, congratulou-se com o início da CIT e com o importante papel a ser desempenhado pelo recém-eleito Presidente da Conferência.

"Após o inevitável adiamento desta sessão no ano passado, creio que todos os constituintes da OIT - Governos, Empregadores e Trabalhadores - partilharam uma determinação comum em fazer prosseguir, neste momento, esta Conferência, dado o trabalho essencial que temos a fazer considerando a necessidade de manter a normal continuidade institucional da nossa Organização ".

"Senhor Presidente, ao conduzir esta Conferência com sucesso sob a sua liderança, a OIT dará mais um passo, de crucial importância, na superação da pandemia da COVID-19 que devastou o mundo do trabalho durante o último ano e meio, e neste sentido estará a contribuir de forma crucial para construir um futuro melhor".

Decorreu, ainda na sessão de abertura, a eleição para as três vice-presidências da Conferência, a saber: Chad Blackman de Barbados, representando o grupo do Governo; Ronnie Goldberg dos Estados Unidos da América, em representação do grupo dos Empregadores; e Annette Chipeleme da Zâmbia, para representar o grupo dos Trabalhadores.

A sessão foi encerrada após a nomeação de elementos para os comités e grupos de trabalho. A sua reabertura ocorrerá a 3 de junho, altura em que a maioria dos comités da Conferência iniciará os seus trabalhos, e decorrerá durante um período de duas semanas e meia.

A sessão plenária será retomada a 7 de junho permanecendo em sessão até 19 de junho.

Os pontos da ordem de trabalhos da sessão de junho incluem um documento especial sobre a resposta da OIT à COVID-19, a discussão dos relatórios do presidente do Conselho de Administração e do diretor-geral, o programa e orçamento da OIT para 2022-23, a discussão sobre o tema recorrente sobre a proteção social, e a análise dos relatórios sobre a aplicação das normas internacionais do trabalho durante as discussões sobre a pandemia e casos de países com elas relacionados.

O segundo segmento da Conferência decorrerá de 25 de novembro a 11 de dezembro, com uma agenda que inclui discussões temáticas sobre as desigualdades e o mundo do trabalho, bem como competências e aprendizagem ao longo da vida.

OIT-Lisboa
24.05.2021