2021: Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil

Após o lançamento oficial do Ano Internacional, a 21 de janeiro, a iniciativa conjunta tem por objetivo encorajar os intervenientes regionais, nacionais, organizacionais e indivíduos, a identificarem ações legislativas e práticas concretas que irão adotar até dezembro de 2021 para ajudar a pôr fim ao trabalho infantil.
De acordo com o Relatório conjunto OIT-UNICEF,160 milhões de crianças estão envolvidas em trabalho infantil a nível mundial, destas, 79 milhões estão a executar trabalhos perigosos.
"As estimativas globais da OIT-UNICEF para 2020 indicam uma conjuntura crítica no esforço mundial contra o trabalho infantil. O progresso global estagnou nos últimos quatro anos, depois de já ter abrandado consideravelmente nos quatro anos anteriores."

O Ano Internacional foi aprovado por unanimidade numa resolução da Assembleia Geral da ONU em 2019. Um dos principais objetivos do Ano é incentivar os governos a fazer todos os esforços necessários para atingir a Meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
"Neste Ano Internacional das Nações Unidas para a Eliminação do Trabalho Infantil, temos de agir com uma urgência renovada para pôr de novo em marcha os progressos" que vinham sendo registados.
O ano internacional preparará o terreno para a V Conferência Global sobre Trabalho Infantil que terá lugar na África do Sul em 2022, onde os stakeholders partilharão experiências e assumirão compromissos adicionais para acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas até 2025, e com o trabalho forçado, o tráfico de seres humanos e a escravatura moderna até 2030.
Consulte mais informação sobre o trabalho infantil.