2021: Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil

Notícias | 4 de Fevereiro de 2021
Imagem de uma criança deitada no chão sorridente e a brincar.
Durante o ano 2021, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em colaboração com a global Alliance 8.7, dinamiza o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil.

Após o lançamento oficial do Ano Internacional, a 21 de janeiro, a iniciativa conjunta tem por objetivo encorajar os intervenientes regionais, nacionais, organizacionais e indivíduos, a identificarem ações legislativas e práticas concretas que irão adotar até dezembro de 2021 para ajudar a pôr fim ao trabalho infantil. O prazo para a apresentação destes compromissos de ação termina a 30 de março.

O trabalho infantil diminuiu 38 por cento na última década, mas 152 milhões de crianças continuam a ser afetadas. A pandemia da COVID-19 agravou consideravelmente a situação, mas uma ação conjunta e decisiva pode inverter esta tendência.

O Ano Internacional foi aprovado por unanimidade numa resolução da Assembleia Geral da ONU em 2019. Um dos principais objetivos do Ano é incentivar os governos a fazer todos os esforços necessários para atingir a Meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O ano internacional preparará o terreno para a V Conferência Global sobre Trabalho Infantil que terá lugar na África do Sul em 2022, onde os stakeholders partilharão experiências e assumirão compromissos adicionais para acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas até 2025, e com o trabalho forçado, o tráfico de seres humanos e a escravatura moderna até 2030.

Consulte mais informação sobre o trabalho infantil.