Dia Internacional dos Direitos da Criança

Notícias | 20 de Novembro de 2020
Fotografia de crianças sorridentes a brincar.
A 20 de novembro assinala-se, anualmente, o Dia Internacional dos Direitos da Criança.

A data visa promover a solidariedade mundial e a consciência sobre os Direitos da Criança. Em 1959, este dia ganhou particular relevância com a adoção da Declaração dos Direitos da Criança pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Continuam a ser inúmeros os constrangimentos aos Direitos das Crianças, num contexto em que a crise pandémica da COVID-19 poderá, pela primeira vez desde 2000, reverter os progressos que se verificavam com a redução do Trabalho Infantil.

A meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que prevê “acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas até 2025” parece ainda um desafio enorme, se se considerar que cerca de 152 milhões de crianças se encontram em situação de trabalho infantil, das quais 73 milhões realizam trabalhos perigosos.

É por esse motivo que a OIT está profundamente envolvida na preparação do Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, em 2021, prevendo participar num conjunto alargado de iniciativas que visam sensibilizar para este importante tema.

Mais informação sobre o tema do trabalho infantil aqui.