Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Notícias | 8 de Junho de 2020
Pormenor do cartaz do evento. Desenho de duas meninas, uma a estudar e outra a trabalhar
No dia 12 de junho assinala-se o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, este ano sob o mote: “COVID-19: Proteger as crianças do trabalho infantil, agora mais que nunca”.

Nesta data, às 15h30 de Portugal continental, será promovido pela OIT, em conjunto com a UNICEF, um debate de alto nível com o objetivo de olhar além dos tempos de crise, discutir o modo de proteger as crianças e preparar o ano 2021, Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil.

Adicionalmente, a OIT-Lisboa associa-se à CPLP numa iniciativa que junta os Pontos Focais da CPLP em torno desta temática.

A pandemia COVID-19 tem tido uma evolução rápida e um impacto enorme nas vidas das pessoas mais vulneráveis. E representa um enorme desafio para as crianças, devido à potencial perda de rendimentos dos agregados, às doenças de familiares e à interrupção da escola.

Muitas crianças, dos 152 milhões em situação de trabalho infantil, encontram-se agora em grande risco de ingressar em formas de trabalho mais ocultas, perigosas ou de trabalhar longas horas.

A crise pode ainda empurrar milhões de crianças vulneráveis, em idades muito jovens, para o trabalho infantil para contribuir para o rendimento familiar.

Cartazes disponíveis: