COVID19: impactos e respostas dos setores económicos e sociais

Comunicado de imprensa | 21 de Abril de 2020
A crise da COVID-19 está a ter um efeito devastador em todos os setores sociais e económicos. Numa série de sínteses setoriais​, a OIT analisa como a pandemia está a afetar o funcionamento desses setores e como eles estão a responder para aliviar os seus efeitos.

A crise da COVID-19 está a provocar um efeito devastador sobre trabalhadores/as e entidades empregadoras em todos os setores.
Quem trabalha na linha da frente de serviços essenciais, como saúde e resposta de emergência, enfrenta um elevado risco de infecção. Nos estabelecimentos de venda de produtos alimentares, nos aviões, nas fábricas de automóveis estão aqueles e aquelas que viram a sua saúde e meios de subsistência ameaçados pela pandemia.

"Muitos dos nossos Estados-membros estão a adotar medidas sem precedentes para proteger os trabalhadores e trabalhadoras que estão na linha da frente e diminuir o impacto sobre as empresas, os meios de subsistência e os membros mais vulneráveis da sociedade", afirmou Alette van Leur, diretora do Departamento de Políticas Setoriais da OIT.​ "Precisamos aumentar o investimento em condições de trabalho seguras e dignas para os trabalhadores e trabalhadoras da linha da frente e garantir que esta pandemia não deixa cicatrizes prolongadas no tempo nas economias, nas pessoas e nos empregos".

São dez as sínteses setoriais que apresentam dados sobre o impacto, respostas e recomendações para enfrentar o impacto da COVID-19 nas economias e no trabalho.

Consulte aqui as sínteses, por setor:
  1. Agricultura e segurança alimentar
  2. Aviação civil
  3. Comércio a retalho de produtos alimentares
  4. Educação
  5. Indústria automóvel
  6. Marítimo e pescas
  7. Saúde
  8. Serviços públicos de emergência
  9. Têxteis, vestuário e calçado
  10. Turismo
Mais informação aqui.​

OIT-Lisboa
21.04.2020