Guy Ryder no congresso anual da CIP

Notícias | 4 de Novembro de 2019
Guy Ryder durante a sua intervenção no congresso. Fonte: CIP

O diretor-geral da OIT esteve em Portugal no passado dia 22 de outubro, a convite da Confederação Empresarial de Portugal (CIP). Guy Ryder foi keynote speaker no Congresso anual da CIP, dedicado este ano ao tema «Portugal: crescimento ou estagnação – A resposta está nas empresas!».

A sua apresentação «Futuro do Trabalho e o Papel das Empresas», pode ser consultada aqui.

O diretor-geral da OIT foi recebido em audiência pelo Presidente da República, constituindo este encontro um marco importante nas celebrações do centenário da OIT. Recorde-se que Portugal é membro fundador desta Organização.

Esta missão a Portugal incluiu ainda um encontro com o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.

Em entrevista ao Diário de Notícias (edição digital de 26 de outubro de 2019), Guy Ryder fez um balanço muito positivo dos progressos nos direitos laborais nestes cem anos de existência da Organização Internacional do Trabalho. Contudo, admite que continua a haver trabalho infantil e trabalhos forçados (leia a entrevista na íntegra).

Guy Ryder durante audiência com o Presidente da República. Fonte: Miguel Figueiredo Lopes / Presidência da República


Presidente da CIP  e Guy Ryder. Fonte: CIP


Guy Ryder durante a sua intervenção no congresso. Fonte: CIP