Trabalho Digno em Portugal 2008-18

Notícias | 20 de Novembro de 2018

Lançamento do Estudo da OIT “Trabalho Digno em Portugal 2008-18: Da crise à recuperação”


O Estudo da OIT “Trabalho Digno em Portugal 2008-18 – Da crise à recuperação” foi lançado no dia 16 de ou¬tubro, no Palácio Foz, num evento organizado conjun¬tamente entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) e a OIT-Lisboa.

Guy Ryder, diretor-geral da OIT, e António Costa, primeiro-ministro, abriram os trabalhos que prossegui¬ram com a apresentação do estudo pelo economista sénior da OIT, Aurelio Parisotto. Esta foi seguida de um painel académico, moderado por Correia de Campos, presidente do Conselho Económico e Social, com intervenções de Maria do Rosário Palma Ramalho (Faculdade de Direito de Lisboa) e de Ricardo Paes Mamede (ISCTE).

Heinz Koller, diretor regional da OIT para a Europa e Ásia Central, moderou o painel tripartido no qual participaram o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, os presidentes das Confederações de Empregadores – Eduardo Oliveira e Sousa (CAP), João Vieira Lopes (CCP), António Saraiva (CIP) e Francisco Calheiros (CTP) – e os secretários-gerais das Confederações Sindicais – Arménio Carlos (CGTP-IN) e Carlos Silva (UGT).

Os trabalhos foram encerrados por Guy Ryder e pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.

As conclusões do estudo foram igualmente apresen¬tadas em dois momentos posteriores, pelo econo-mista sénior da OIT, Aurelio Parisotto.

Primeiro, numa Conferência organizada pelo Gabine¬te do secretário de Estado do Emprego, no ISCTE, no dia 12 de dezembro. Luís Paes Antunes, ex-secretário de Estado do Emprego e Fernando Medina, presiden¬te da Câmara Municipal de Lisboa foram os comen¬tadores convidados e animaram um debate muito participado pela comunidade académica presente.

A convite dos ministérios da Economia e Finanças, os resultados foram igualmente debatidos na 33ª edição do ciclo de seminários conjuntos dos respetivos Gabi¬netes - GEE (Gabinete de Estatégia e Estudos) e GPEARI (Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avalia¬ção e Relações Internacionais).