Publicações em português

2005

  1. Newsletter Nº4

    13 de Março de 2005

    A VII Conferência Europeia da OIT reuniu em Budapeste, de 14 a 18 de fevereiro de 2005, juntando 46 delegações que se debruçaram sobre o futuro do mundo do trabalho na região.

  2. O envolvimento da população na redução da exclusão e na extensão da protecção social

    8 de Março de 2005

    Este documento é um estudo sobre o desenvolvimento comunitário de Lajedos, Cabo Verde.

2004

  1. Gestão de questões relativas a deficiência no local de trabalho

    13 de Setembro de 2004

    Este trabalho pretende orientar sobre a adotação de uma estratégia positiva de gestão de questões relativas a pessoas com deficiência no local de trabalho.

  2. Guia de gestão das mutualidades de saúde em África

    12 de Julho de 2004

    Instrumento produzido no âmbito do programa STEP - Estratégias e Técnicas contra a Exclusão Social e a Pobreza, visando melhorar as competências de gestão dos promotores, administradores e gestores das mutualidades de saúde.

  3. Boas Práticas: Integração de gênero nas ações contra o trabalho infantil

    21 de Junho de 2004

    Esta é a primeira coleção e análise de Boas Práticas empreendidas pelo IPEC em integração de gênero com ações relacionadas contra o trabalho infantil.

  4. Formação para a gestão dos bancos de cereais

    14 de Maio de 2004

    O documento é uma das ferramentas pedagógicas do «Programa de formação para a gestão dos bancos de cereais», concebida,entre outras, pelo ACOPAM, ao fim de quinze anos de estreita colaboração com os seus parceiros do Sahel.

  5. Newsletter Nº3

    8 de Fevereiro de 2004

    Destacamos dois temas neste número: a publicação pela OIT do relatório final da Comissão Mundial sobre a Dimensão Social da Globalização, «Uma Globalização Justa - Criar oportunidades para todos»; e a realização, em genebra, da 92ª sessão da Conferência Internacional do Trabalho.

  6. Newsletter Nº2

    8 de Fevereiro de 2004

    É este número dedicado em boa parte às atividades práticas recentes do Escritório da OIT em Lisboa. Após um período inicial centrado na instalação do Escritório, entre-se agira na fase operacional do mesmo. Daqui que se dê especial relevo às iniciativas que visam concretizar o objetivo prioritário deste escritório: contribuir para o reforço de uma parceria OIT-Portugal para o espaço lusófono.

2003

  1. Panorama da Luta contra a exclusão social

    19 de Setembro de 2003

    Inserida no âmbito da programa STEP esta obra procura esclarecer o que é a exclusão social apresentando um panorama das manifestações da exclusão e das estratégias para a enfrentar.

  2. O papel da Associação dos Operadores e Trabalhadores do Sector Informal - ASSOTSI

    12 de Setembro de 2003

    Este estudo apresenta um estudo de caso obre a organização dos trabalhadores informais nos mercados da cidade de Maputo.