Publicações em português

2013

  1. Um passo em frente. Mulheres e empreendedorismo

    13 de Setembro de 2013

    Este manual tem como objetivo apoiar as organizações parceiras da OIT na promoção do desenvolvimento empresarial de mulheres de recursos escassos que pretendem iniciar pequenos negócios ou que já criaram negócios de pequena dimensão.

  2. Newsletter Nº29

    2 de Setembro de 2013

    Esta edição da Newsletter destaca as seguintes temáticas: Encerramento dos 10 anos da OIT-Lisboa; Seminário Nacional na Gulbenkian; NÃO ao trabalho Infantil no trabalho doméstico; VIH/Sida: parceiros portugueses aderem a campanha mundial da OIT; Formação sobre as normas internacionais do trabalho; Universitas; Especialista da OIT participa em reflexões sobre a crise.

  3. VIH e Sida e direito do trabalho: um manual para juízes e profissionais da área jurídica

    18 de Agosto de 2013

    Este manual destina-se a apoiar juízes/as e profissionais da área jurídica a lidar com as questões do VIH e Sida com um enfoque no emprego e profissão.

  4. Relatório global da OIT sobre os salários 2012/13

    13 de Agosto de 2013

    O Relatório Global sobre os Salários 2012/13 evidencia que o impacto da crise nos salários esteve longe de ser uniforme.

  5. Direitos no Trabalho para os Jovens

    19 de Junho de 2013

    A finalidade deste kit de formação é apoiar os sindicatos, os serviços de emprego, as instituições de ensino e de formação e as organizações de jovens nas suas iniciativas destinadas a sensibilizar os jovens para os seus direitos no trabalho.

  6. Desenvolvimento sustentável, trabalho digno e empregos verdes

    17 de Junho de 2013

    Este relatório aborda dois dos desafios determinantes do século XXI: assegurar a sustentabilidade ambiental e transformar em realidade o sonho do trabalho digno para todos.

  7. Diálogo social

    17 de Junho de 2013

    Este relatório visa favorecer uma melhor compreensão das diversas realidades e necessidades dos Estados-membros da OIT no que se refere ao objetivo estratégico de promover o diálogo social.

  8. Não ao trabalho infantil no trabalho doméstico

    12 de Junho de 2013

    Esta brochura apresenta a natureza e dimensão do trabalho doméstico infantil, a ratificação e aplicação do Convenção nº 189, entre outras informações relevantes sobre esta temática.

  9. Emprego e proteção social no novo contexto demográfico

    28 de Maio de 2013

    Este relatório serviu de base para uma discusão geral sobre emprego e proteção social no novo contexto demográfico com base numa abordagem integrada.

  10. Desenvolvimento sustentável, trabalho digno e empregos verdes

    26 de Maio de 2013

    Este relatório apresenta dados relativos às tendências dos salários no mundo e compara-os com as tendências da produtividade do trabalho, analisando os seus efeitos complexos na economia global para ajudar a compreender melhor os debates sobre distribuição, competitividade e custos do trabalho.