Publicações em português

2014

  1. Newsletter Nº32

    1 de Dezembro de 2014

    Passados 10 anos da assinatura do Memorando de Entendimento conjunto assinado em 2004, a OIT e o Secretariado Executivo da CPLP decidiram levar a cabo um programa de eventos entre novembro deste ano e agosto de 2015 (em agosto de 2005 era assinado o Protocolo com a OIT-Lisboa visando operacionalizar o Memorando e prevendo a colaboração na área político-diplomática, defesa da língua portuguesa e cooperação técnica em domínios considerados como prioritários).

  2. Pesquisar o mercado de trabalho

    15 de Setembro de 2014

    Este guia e kit de ferramentas contém diretrizes práticas para formadores e formandos para a aquisição de competências na procura de emprego.

  3. Intensificar a luta contra o trabalho forçado

    12 de Setembro de 2014

    O trabalho forçado e as formas contemporâneas de escravatura e de tráfico humano são objeto de atenção e preocupação generalizadas. Este documento apresenta um número limitado de exemplos para ilustrar os pontos principais e a prática atual.

  4. A Economia Informal e o Trabalho Digno: Guia de Recursos sobre as Políticas

    12 de Setembro de 2014

    Este guia prático reúne uma síntese de conhecimento, inovações em matéria de políticas e boas práticas que facilitam a transcisão para a formalidade.

  5. Transição da economia informal para a economia formal

    12 de Setembro de 2014

    Este relatório apresenta uma panorâmica geral do fenómeno da economia informal, o seu impacto na concretização do trabalho digno para todos, e a abordagem da OIT à transição para a formalidade.

  6. Direitos no trabalho para os Jovens

    12 de Setembro de 2014

    Este guia de formação tem como objetivo criar uma estrutura para os facilitadores organizarem sessões de formação sobre os direitos no trabalho.

  7. Políticas de emprego para uma recuperação e desenvolvimento sustentáveis

    13 de Junho de 2014

    Analisa-se o impacto da crise mundial persistente nas tendências económicas e do emprego, em diversos contextos nacionais e regionais, é feito um balanço das medidas adotadas, para dar seguimento à resolução relativa ao debate recorrente sobre o emprego de 2010 e conclui com os caminhos possíveis a seguir.

  8. Extensão da proteção social, eliminar o trabalho infantil

    12 de Junho de 2014

    Em 2014, o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil chamou a atenção para o papel da proteção social em manter as crianças afastadas do trabalho infantil e em retirá-las do mesmo.

  9. Newsletter Nº31

    2 de Junho de 2014

    Os números avassaladores, disponibilizados pela OIT em 2012, revelam que 20.9 milhões de pessoas são vítimas de trabalho forçado em todo o mundo. A maioria por parte de empresas e particulares – 18.7 milhões.

  10. A segurança e a saúde na utilização de produtos químicos no trabalho

    28 de Abril de 2014

    Este relatório da celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho revê a situação em matéria de utilização de produtos químicos e do seu impacto nos locais de trabalho e no meio ambiente.