Digitalização no ensino e na educação na Etiópia, Quénia, Malawi, Ruanda e República Unida da Tanzânia

Este relatório resume as conclusões de dois conjuntos de estudos sobre digitalização no ensino e na educação na Etiópia, Quénia, Malawi, Ruanda e República Unida da Tanzânia.

As tecnologias digitais estão a reformar e reformular os sectores sócio-económicos em todo o mundo. Os sistemas educativos estão envolvidos nesto momento de transformação, implicando-se na digitalização de forma a reagirem e impulsionarem uma sociedade e economia do conhecimento. Os professores estão no centro da realização do programa ambicioso de preparação dos alunos para participarem de forma significativa numa sociedade digitalmente melhorada e num mundo laboral em evolução. Como as tecnologias digitais estão a transformar os sistemas educativos, estão também a mudar o trabalho dos professores e a afectar a sua situação profissional e laboral.

O presente relatório resume as conclusões de dois conjuntos de estudos sobre digitalização no ensino e na educação na Etiópia, Quénia, Malawi, Ruanda e República Unida da Tanzânia. O primeiro conjunto de estudos foi lançado em fevereiro de 2020 para captar as mudanças ocorridas no sector da educação em relação à digitalização, incluindo desafios, melhores práticas e impactos sobre a profissão docente. A declaração do surto da COVID-19 como pandemia em março de 2020 resultou em apelos à aceitação rápida e generalizada da tecnologia na prestação de educação. Com os sistemas educativos a acelerar os esforços em resposta à crise, foram lançados em agosto de 2020 estudos de acompanhamento nos países para documentar estes esforços e as implicações na profissão docente, bem como estratégias e planos a longo prazo.