Estudo sobre as carreiras profissionais dos inspetores do trabalho

Este documento é dirigido aos responsáveis dos sistemas de inspeção do trabalho incumbidos de desenvolver ou melhorar a política de recursos humanos para a inspeção do trabalho.

Este documento proporciona-lhes uma base para o desenvolvimento de políticas especificamente para estes profissionais, uma visão geral das atuais abordagens de RH no que diz respeito aos/às inspetores/as do trabalho e uma série de boas práticas em matéria de recrutamento, formação, remuneração, promoção, mobilidade e equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar.

Ao conceber políticas que sejam coerentes com o estatuto dos inspetores do trabalho e suscetíveis de atrair um maior número de pessoas muito qualificadas e de elevado desempenho, devem ser tidos em conta tanto o seu estatuto como as suas funções, bem como as ameaças que provavelmente enfrentarão no exercício das suas funções, e que podem diminuir o seu desempenho. As informações sobre o estatuto e as funções do/a inspetor/a do trabalho apresentadas neste documento foram retiradas das Convenções e Recomendações relevantes da OIT, bem como dos relatórios da Comissão de Peritos para a Aplicação de Convenções e Recomendações (CEACR). No que respeita as ameaças que estes possam encontrar, as fontes são comentários feitos pela CEACR e vários relatórios e estudos sobre países específicos.