Perspetivas Sociais e de Emprego no Mundo

Este relatório procura melhorar a nossa compreensão de como as plataformas digitais de trabalho estão a transformar o mundo do trabalho e as implicações dessa transformação para empregadores e trabalhadores.

Este documento fornece uma visão geral internacional pioneira e abrangente do modelo de negócio e das estratégias de negócio das plataformas, com base numa análise dos termos de serviço de 31 das principais plataformas baseadas na internet e baseadas na localização, e nas experiências dos trabalhadores e clientes nestas plataformas.
Explora também as lacunas regulamentares no que diz respeito à governação das plataformas e analisa diversas iniciativas empreendidas por governos e parceiros sociais para colmatar estas lacunas. Por último, sugere formas de potenciar as oportunidades e ultrapassar os desafios que emergem da ascensão das plataformas digitais de trabalho, para assegurar um desenvolvimento empresarial sustentável e trabalho digno para todos e para avançar na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.