Relatório Global sobre os Salários 2018/19

Este relatório fornece uma análise detalhada das desigualdades salariais entre homens e mulheres de forma a entender melhor esta diferença enquanto desigualdade inaceitável no mundo do trabalho.

O Relatório Global sobre os Salários da OIT deste ano – o sexto da sua série – fornece, por conseguinte, uma análise detalhada das desigualdades salariais entre homens e mulheres de forma a entender melhor esta diferença salarial enquanto desigualdade inaceitável no mundo do trabalho.

O relatório dá continuidade à tradição das edições anteriores ao proporcionar dados comparativos e informações sobre as tendências mundiais e regionais mais recentes. Demonstra que o crescimento dos salários mundiais em 2017 não foi apenas inferior ao de 2016, mas caiu para o valor mais baixo desde 2008, permanecendo muito abaixo dos níveis observados antes da crise financeira mundial. Isto permanece como um enigma, dada a recente recuperação do crescimento económico e a redução gradual do desemprego nos principais países do mundo. Não obstante terem sido avançadas possíveis explicações para resolver este enigma - o lento crescimento da produtividade e a intensificação da concorrência global, entre outros - é agora amplamente reconhecido que o crescimento salarial lento se tornou um obstáculo à consecução do crescimento económico sustentável.