Um passo em frente. Mulheres e empreendedorismo

Este manual tem como objetivo apoiar as organizações parceiras da OIT na promoção do desenvolvimento empresarial de mulheres de recursos escassos que pretendem iniciar pequenos negócios ou que já criaram negócios de pequena dimensão.

Este manual pretende responder às necessidades práticas e estratégicas das mulheres empresárias com baixos rendimentos, fortalecendo os seus pequenos negócios e as suas competências de gestão individuais. Apresenta às mulheres a melhor forma de desenvolverem as suas qualidades pessoais de empreendedorismo e a melhor forma de obterem apoio através de grupos, redes e instituições relacionadas com o desenvolvimento empresarial.

O manual de formação "Um Passo Em Frente" aborda, essencialmente, o empreendedorismo nas mulheres, mas não exclui os homens. Existe um lugar-comum com significado mundial que afirma: “Por detrás de um grande homem está sempre uma grande mulher”. O inverso também é válido. Quer façam parte de um negócio familiar, ou giram um negócio individual ou com um grupo de outras mulheres, o sucesso das mulheres depende muitas vezes do apoio e incentivo que conseguem obter por parte das suas famílias. Assim, este manual não é específico para homens ou para mulheres, mas incorpora a dimensão de género.