Empresas Multinacionais

Fotografia de trabalhador numa fábrica

Através dos seus sistemas de produção globalizados, as empresas multinacionais, as suas subsidiárias e as vastas cadeias de valor representam uma parte importante do setor privado em muitas economias em desenvolvimento e industrializadas.

O contributo potencial das empresas multinacionais para a criação de mais e melhores empregos é muito relevante, principalmente nas suas cadeias de abastecimento, mas também através de investimentos diretos estrangeiros. Com o objetivo de orientar e incentivar a sua contribuição positiva para o desenvolvimento socioeconómico e minimizar o impacto negativo das suas operações, a OIT adotou a Declaração Tripartida de Princípios sobre Empresas Multinacionais e Política Social, alterada em 2017, que constitui o único instrumento global no contexto da responsabilidade social corporativa e de práticas empresariais sustentáveis e também o único instrumento da Organização que se dirige diretamente às empresas.

Esta Declaração constitui uma afirmação política que incorpora o conceito de trabalho digno e aborda áreas como o emprego, a formação, condições de trabalho e de vida e relações industriais.


Mais informação no sítio global da OIT sobre este tema (em EN)