Publicações em português

2015

  1. Proteção dos trabalhadores num mundo do trabalho em transformação

    14 de Setembro de 2015

    Este relatório surge no âmbito da 104ª Sessão da Coneferência Internacional do Trabalho, em 2015. É o debate recorrente sobre o objetivo estratégico da proteção social (proteção dos trabalhadores).

  2. Pequenas e médias empresas e a criação de emprego digno e produtivo

    14 de Setembro de 2015

    Este relatório tem por objetivo apresentar aos delegados da 104.ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho informações atualizadas que comprovem a importância das pequenas e médias empresas para o emprego, os principais constrangimentos que estas e os seus trabalhadores enfrentam e a eficácia das medidas de apoio a este segmento.

  3. Diálogo Social Nacional Tripartido: um guia da OIT para uma melhor governação

    14 de Setembro de 2015

    Este guia pretende apresentar diferentes opções possíveis para o estabelecimento de um mecanismo de diálogo social nacional tripartido ou para o reforço de um sistema existente.

  4. Microfinanças para o Trabalho Digno

    11 de Setembro de 2015

    Esta publicação resume as conclusões do Programa de Investigação Microfinanças para o Trabalho Digno. O objetivo é promover a Agenda para o Trabalho Digno da OIT entre as Instituições de Microfinanças através da partilha de resultados das inovações do programa Microfinanças para o Trabalho Digno.

  5. Mães e filhos precisam de mais - e não menos - proteção social

    15 de Maio de 2015

    De acordo com dois estudos publicados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em todo o mundo, a falta de acesso à proteção social continua a ser uma realidade para muitas mães e os seus filhos.

  6. Newsletter Nº35

    30 de Março de 2015

    A prossecução do trabalho digno para todos/as está refletida no 8º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, aprovada pela Cimeira das Nações Unidas entre 25 e 27 de setembro.

  7. Newsletter Nº34

    30 de Março de 2015

    A primeira norma internacional do trabalho especificamente dirigida à economia informal, foi adoptada na sessão da Conferência Internacional do Trabalho (CIT) deste ano. A nova Recomendação fornece orientações para que os Estados-membros facilitem a transição dos trabalhadores e das unidades económicas da economia informal para a formal respeitando os direitos fundamentais no trabalho e assegurando oportunidades de segurança de rendimento, meios de subsistência e empreendedorismo.

  8. Newsletter Nº33

    31 de Janeiro de 2015

    Portugal ratificou a Convenção do Trabalho Marítimo da OIT, 2006 (MLC, 2006), através do Decreto do Presidente da República n.º 7/2015, de 12 de janeiro. A importância desta Convenção traduziu-se numa ratificação aprovada por unanimidade pelos deputados da Assembleia da República (Resolução da AR n.º 4/2015, em 21 de novembro de 2014).

2014

  1. Newsletter Nº32

    1 de Dezembro de 2014

    Passados 10 anos da assinatura do Memorando de Entendimento conjunto assinado em 2004, a OIT e o Secretariado Executivo da CPLP decidiram levar a cabo um programa de eventos entre novembro deste ano e agosto de 2015 (em agosto de 2005 era assinado o Protocolo com a OIT-Lisboa visando operacionalizar o Memorando e prevendo a colaboração na área político-diplomática, defesa da língua portuguesa e cooperação técnica em domínios considerados como prioritários).

  2. Pesquisar o mercado de trabalho: técnicas de procura de emprego para os jovens

    15 de Setembro de 2014

    O objetivo deste kit é contribuir para reforçar várias competências necessárias para procurar emprego e encorajar os jovens a tomar a iniciativa.