Publicações em português

2021

  1. Cooperação União Europeia e OIT

    15 de Fevereiro de 2021

    Como prioridade de longa data com raízes nos esforços de integração europeia, a cooperação para o desenvolvimento ocupa um importante lugar na Agenda da União Europeia.

  2. Prestação de cuidados: Trabalho e profissões para o futuro do trabalho digno

    29 de Janeiro de 2021

    O trabalho de cuidados, tanto remunerado como não remunerado, é de importância vital para o futuro do trabalho digno.

  3. IPEC+ Implementação do Programa de Referência Mundial

    14 de Janeiro de 2021

    O IPEC+ reúne dois dos principais programas de cooperação técnica da OIT para estabelecer uma nova força importante na luta contra o trabalho infantil, o trabalho forçado e o tráfico de pessoas.

  4. Um quadro de políticas para enfrentar o impacto económico e social da crise da COVID-19

    11 de Janeiro de 2021

    Esta síntese apresenta um conjunto de recomendações sobre os principais domínios de ação política em resposta à COVID-19.

2020

  1. COVID-19 e o Trabalho Infantil: um momento de crise, o momento certo para agir

    21 de Dezembro de 2020

    Nas últimas duas décadas foram dados passos significativos na luta contra o trabalho infantil. Mas a pandemia da COVID-19 representa riscos muito reais de retrocesso.

  2. Newsletter Nº 49

    21 de Dezembro de 2020

    Foi num quadro de grandes desafios para o sistema das Nações Unidas, focado em apoiar os Estados-membros e respetivas sociedades civis na resolução das consequências da pandemia, que decorreram as celebrações dos 75 anos da assinatura da Carta da ONU.

  3. A proteção social em destaque

    27 de Novembro de 2020

    Esta nota informativa debruça-se sobre os défices de financiamento da proteção social, nomeadamente as estimativas mundiais e estratégias para os países em desenvolvimento no contexto da crise da COVID-19 e mais além.

  4. Guia sobre como e porquê recolher e utilizar dados sobre as relações laborais

    20 de Novembro de 2020

    A finalidade deste guia é apoiar os constituintes tripartidos da OIT - isto é, governos e organizações de trabalhadores e de empregadores - na recolha de dados sobre as relações laborais, nomeadamente sobre a filiação sindical, a cobertura da negociação coletiva e sobre greves e lockouts. Visa igualmente contribuir para a melhoria da qualidade e da comparabilidade desses dados. Proporciona perspetivas relacionadas com as fontes de dados que podem ser utilizadas, assim como exemplos de países que já recolhem esses dados.

  5. A COVID-19 e as cadeias globais de abastecimento

    20 de Novembro de 2020

    A pandemia da COVID-19 causou um colapso na procura dos consumidores obrigando os governos a implementar medidas de confinamento, incluindo o encerramento de postos de trabalho. As cadeias de abastecimento desempenham um papel importante na propagação do impacto económico em vários setores e países.

  6. Proteção social dos trabalhadores migrantes: uma resposta necessária à crise da COVID-19

    21 de Outubro de 2020

    A pandemia de COVID-19 representa um grande desafio para a saúde pública e está a ter graves impactos económicos e sociais nos países de origem e destino, bem como nos trabalhadores migrantes e nas suas famílias.