Publicações em português

2018

  1. Newsletter Nº42

    31 de Janeiro de 2018

    A Iniciativa Verde constitui uma das sete Iniciativas da OIT no quadro do seu centenário. A OIT-Lisboa tem guiado a sua atividade promovendo-as em articulação com os constituintes tripartidos portugueses e no quadro da sua atividade com o Secretariado Executivo da CPLP.

2017

  1. Newsletter Nº41

    20 de Dezembro de 2017

    “A mais inclusiva agenda para o desenvolvimento que o mundo já viu”. Foi por estas palavras que o anterior secretário-geral das Nações Unidas descreveu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Uma agenda ambiciosa que convoca o apoio das Nações Unidas e, em particular, da OIT aos Estados- -membros na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O consenso global conquistado compreende muitas áreas de intervenção constantes da Agenda do Trabalho Digno. O que confere à OIT responsabilidade acrescida, tendo esta estabelecido um Plano para a implementação da Agenda 2030.

  2. Fontes de dados para otimizar a recolha e utilização de dados sobre SST

    13 de Novembro de 2017

    Esta brochura pretende contribuir para a implementação do objetivo 8 de desenvolvimento sustentável.

  3. Políticas para a extensão da Proteção Social ao Trabalho Doméstico na CPLP

    28 de Setembro de 2017

    Este estudo foi desenvolvido pelo Departamento de Proteção Social (SOCPRO) da OIT no âmbito do projeto ACTION/Portugal - Reforço dos Sistemas de Proteção Social dos PALOP e Timor-Leste.

  4. Princípios e direitos fundamentais no trabalho: dos desafios às oportunidades

    19 de Junho de 2017

    Este relatório apresenta o debate recorrente sobre o objetivo estratégico dos princípios e direitos fundamentais no trabalho, no seguimento da Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa, 2008.

  5. Em conflitos e catástrofes, protejamos as crianças do trabalho iInfantil

    12 de Junho de 2017

    Esta brochura dedicada ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil de 2017. Debruça-se sobre o impacto de conflitos e catástrofes no trabalho infantil.

  6. Newsletter Nº40

    20 de Maio de 2017

    No seguimento da Declaração de Oslo (adotada na 9ª Reunião Regional Europeia em abril de 2013), e das conclusões da Conferência de dia 4 de novembro de 2013 “Enfrentar a crise do Emprego em Portugal – que caminhos para o futuro?”, foram identificadas pelos constituintes tripartidos (governo e parceiros sociais) duas áreas principais nas quais a OIT poderia apoiar Portugal: melhores práticas em termos de legislação laboral; e emprego jovem, em particular a Garantia Jovem (GJ).

  7. Relatório Global sobre os Salários 2016/17: Desigualdade salarial no local de trabalho

    30 de Março de 2017

    Neste relatório é analisada a evolução dos salários reais no mundo, apresentando-se um quadro único das tendências salariais a nível global e por região.

  8. Declaração tripartida de princípios sobre empresas multinacionais e política social

    20 de Março de 2017

    Esta declaração tem por objetivo incentivar as empresas multinacionais a contribuir positivamente para o progresso económico e social e para a concretização do trabalho digno para todos, bem como para atenuar e resolver as dificuldades que possam ser criadas pelas suas diversas operações.

  9. O trabalho digno e a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável

    15 de Fevereiro de 2017

    O trabalho digno gera dinheiro para os indivíduos e para as suas famílias que poderá ser gasto na economia local. O seu poder de compra impulsiona o crescimento e o desenvolvimento de empresas sustentáveis, especialmente de empresas de menor dimensão que, por sua vez, podem contratar mais trabalhadores e melhorar os seus salários e as suas condições. O trabalho digno aumenta as receitas fiscais para os governos, que podem consequentemente financiar medidas sociais para proteger as pessoas que não conseguem encontrar um emprego ou que não podem trabalhar.