Publicações em português

2018

  1. Emprego e trabalho digno em situações de fragilidade, conflito e desastre

    14 de Novembro de 2018

    Este guia apresenta conceitos essenciais que caracterizam situações de fragilidade, conflito e desastre. É um instrumento de apoio à implementação da Agenda para o Trabalho Digno naqueles contextos.

  2. Programas de Investimento Intensivo em Emprego que Promovem a Igualdade de Género

    14 de Novembro de 2018

    Esta publicação tem por base uma análise de género de 43 Programas de Investimento Intensivo em Emprego implementados em 27 países de África, América Latina, Ásia e Caraíbas entre 1995 e 2013.

  3. Microfinanças para o Trabalho Digno

    14 de Novembro de 2018

    Esta publicação resume as conclusões do Programa de Investigação Microfinanças para o Trabalho Digno. O objetivo é promover a Agenda para o Trabalho Digno da OIT entre as Instituições de Microfinanças através da partilha de resultados das inovações do programa Microfinanças para o Trabalho Digno.

  4. Manual Género e Mudança Organizacional

    14 de Novembro de 2018

    O manual “Género e Mudança Organizacional” fornece um conjunto importante de recursos para quem procura gerir a mudança de uma forma inclusiva e para as pessoas que têm como objetivo promover a igualdade de género nas suas organizações.

  5. Trabalho Digno em Portugal 2008-18: Da crise à recuperação

    12 de Outubro de 2018

    Este relatório foi preparado após consultas com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), com o objetivo de rever a situação económica e do mercado de trabalho do país de 2008 a 2017 e analisar as perspetivas futuras.

  6. Diálogo social e tripartismo

    18 de Junho de 2018

    Apresenta as bases para o debate sobre o objetivo estratégico do diálogo social e tripartismo, elaborado no seguimento da Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa.

  7. Newsletter Nº43

    20 de Maio de 2018

    Das sete iniciativas da OIT para o seu centenário, damos relevo neste número à Iniciativa Mulheres no Trabalho. Conhecer melhor e atuar sobre as razões do progresso lento em assegurar um trabalho digno para as mulheres, constitui o objetivo principal da OIT com esta iniciativa. Desta forma, procura a Organização contribuir para um futuro melhor das mulheres no trabalho.

  8. Geração segura e saudável

    28 de Abril de 2018

    Esta brochura enfatiza a necessidade de se eliminar o trabalho infantil e melhorar a segurança e a saúde dos/as trabalhadores/as jovens.

  9. O emprego atípico no mundo: Desafios e perspetivas [Visão geral]

    23 de Abril de 2018

    Este trabalho destaca as principais conclusões e recomendações do relatório preparado no âmbito dos desafios que as formas atípicas de emprego podem colocar à Agenda do Trabalho Digno.

  10. Iniciativa mulheres no trabalho

    8 de Março de 2018

    Este relatório aborda os obstáculos que ainda existen na área da igualdade de género e propõe sugestões para os ultrapassar, imprimindo um novo impulso a favor da igualdade.