Lista de Verificação de Ações sobre a COVID-19 para o Setor de Recolha de Resíduos

Esta lista de ações fornece medidas práticas para apoiar as entidades empregadoras e os/as trabalhadores/as do setor da recolha de resíduos a trabalharem em segurança, ajudando simultaneamente a manter a continuidade das atividades económicas e as condições de saneamento comunitário durante a pandemia.

A pandemia COVID-19 afetou o mundo de diferentes formas, conduzindo a um conjunto de problemas de saúde, económicos e ambientais em curso. Milhões de pessoas encontram-se em quarentena ou a trabalhar a partir de casa, gerando um acréscimo de resíduos residenciais alguns dos quais incluem máscaras faciais descartadas, luvas ou outros resíduos que podem estar contaminados com o vírus.

A recolha de resíduos envolve normalmente visitas diárias a numerosos locais residenciais e estabelecimentos comerciais, para recolher resíduos sólidos e líquidos, quer através da recolha manual, quer através da utilização de veículos de trituração de lixo responsáveis pela elevação e esvaziamento de contentores de resíduos. Durante a pandemia, a recolha de resíduos continua a ser um serviço essencial cuja continuidade deve decorrer o mais normalmente possível para evitar a acumulação de resíduos nas comunidades. Na medida que a pandemia persiste, os/as trabalhadores/as da recolha de resíduos podem estar mais expostos ao contágio, em virtude de frequentemente estarem em contacto com superfícies que podem estar contaminadas e de enfrentarem um aumento da carga de trabalho.