O emprego no mundo 1995

Este relatório foi preparado para responder às graves preocupações que o problema do desemprego suscita um pouco por todo o mundo.

A situação do emprego não é a consequência inelutável da ação de forças incontroláveis, tais como a globalização, a intensificação da concorrência ou o progresso técnico. Ela é o resultado das políticas económicas e sociais e dos mecanismos institucionais com os seus pontos fortes e as suas carências. Aliás, ela pode ser muito diferente nos países que têm, no entanto, o mesmo nível de desenvolvimento e estão sujeitos às mesmas forças económicas.

Se queremos evitar mergulhar numa crise mundial do emprego, temos de melhorar essas políticas e instituições nos planos nacional e internacional.

Este relatório foi publicado na véspera da Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social que ofereceu à comunidade internacional uma ocasião única para reafirmar a sua vontade de implementar o pleno emprego e de tomar novas iniciativas para impedir o agravamento dos problemas do emprego no mundo e dos males que acarreta.