Reversão da privatização de sistemas de pensões: Questões chave

Esta nota informativa analisa o impacto negativo nos âmbitos social e económico dos processos de privatização dos sistemas de pensões e a tendência de reversão para sistemas públicos que está a ocorrer em todo o mundo.

Esta nota informativa, baseada na publicação “Revertendo as Privatizações de Sistemas de Pensões ‐ Reconstruindo os Sistemas Públicos na Europa de Leste e América Latina”, documenta o baixo desempenho da previdência privada obrigatória e apresenta as lições para governos  que  pretendam  melhorar  os  seus  sistemas  nacionais  de  pensões.

O reforço do seguro social público, associado a regimes solidários não contributivos, conforme recomendado pelas normas da OIT,  melhorou  a  sustentabilidade  financeira  dos  sistemas  de  pensões e o nível das prestações garantidas, permitindo às pessoas usufruir de uma vida melhor na idade de reforma.

A responsabilidade dos Estados em garantir a segurança de rendimento dos idosos é melhor cumprida por meio do fortalecimento de sistemas públicos de pensões.