Emprego e trabalho digno em situações de fragilidade, conflito e desastre

Este guia apresenta conceitos essenciais que caracterizam situações de fragilidade, conflito e desastre. É um instrumento de apoio à implementação da Agenda para o Trabalho Digno naqueles contextos.

No guia “Emprego e trabalho digno em situações de fragilidade, conflito e desastre” são apresentados conceitos essenciais que caracterizam situações de fragilidade, conflito e desastre.

Esta publicação fornece instruções práticas e abordagens multidisciplinares da OIT para a recuperação, criação e proteção das oportunidades de Trabalho Digno em situações de fragilidade, conflito e desastre.
Por sua vez, foi desenvolvido para apoiar a implementação da Agenda para o Trabalho Digno nestes contextos, em resposta aos numerosos pedidos por parte das equipas técnicas da OIT e dos seus para aprofundarem o conhecimento sobre a capacidade, o valor acrescentado e o potencial de participação da Organização.

Este guia também pretende oferecer orientações sobre a crescente procura dos constituintes pela implementação da Recomendação nº 71 (relacionada com o emprego) através da melhoria do papel e da capacidade da OIT para a realização de iniciativas nesses contextos.