Relatório

Trabalho Digno em Portugal 2008-18: Da crise à recuperação

Este relatório foi preparado após consultas com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), com o objetivo de rever a situação económica e do mercado de trabalho do país de 2008 a 2017 e analisar as perspetivas futuras.

"Trabalho Digno em Portugal 2008-2018" é uma publicação elaborada com o objetivo de conhecer o impacto da crise e as medidas implementadas para a recuperação económica. Este relatório segue-se a um outro intitulado "Enfrentar a crise do emprego em Portugal", publicado em 2013, e atualiza as suas conclusões e recomendações tendo em conta os recentes desenvolvimentos em Portugal e na União Europeia até ao final de 2017.

De acordo com o diretor- geral da OIT, Guy Ryder, o estudo constitui uma base sólida que pode contribuir para decisões de políticas futuras em Portugal, que podem “também vir a tornar-se um ponto de referência para outros países”. Portugal tem sido apresentado “como um exemplo importante de superação das políticas de austeridade, ao mesmo tempo que continua a prosseguir um compromisso realista para a necessária consolidação orçamental”.