OIT, MPT e Papel Social discutem trabalho decente na produção de cacau

O escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a organização Papel Social participaram, nos dias 24 e 25 de abril, de eventos promovidos pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O objetivo foi discutir o relatório “Cadeia produtiva do cacau: avanços e desafios rumo à promoção do trabalho decente: análise situacional”, elaborado por OIT, MPT e Papel Social. O documento foi desenvolvido no contexto do Projeto “Promoção e Implementação dos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho”, implementado pela OIT por meio de uma parceria com o MPT.

News | 17 May 2019
Produção de cacau em Medicilândia, Pará. Foto: Tatiana Cardeal
Produção de cacau em Medicilândia, Pará. Foto: Tatiana Cardeal

O escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a organização Papel Social participaram, nos dias 24 e 25 de abril, de eventos promovidos pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O objetivo foi discutir o relatório “Cadeia produtiva do cacau: avanços e desafios rumo à promoção do trabalho decente: análise situacional”, elaborado por OIT, MPT e Papel Social. O documento foi desenvolvido no contexto do Projeto “Promoção e Implementação dos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho”, implementado pela OIT por meio de uma parceria com o MPT.

O relatório, lançado em uma audiência pública conduzida pelo MPT em novembro de 2018, indicou a existência de déficits de trabalho decente na cadeia, incluindo a presença de mão de obra infantil e indícios de trabalho escravo. Por outro lado, o documento também identificou fazendas que produzem o cacau de maneira sustentável, mostrando que é possível alcançar um modelo produtivo que seja livre de formas inaceitáveis de trabalho.

Houve, ainda, um debate com a participação de estudantes, professores e membros da indústria do cacau e do chocolate sobre o documentário “Cadeia Produtiva do Cacau”, também produzido pelas citadas organizações.

A iniciativa ocorre enquanto a comunidade internacional busca atingir as metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentre os quais está o objetivo número 8, que prevê promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todas e todos.

FONTE: https://nacoesunidas.org/oit-mpt-e-papel-social-discutem-trabalho-decente-na-producao-cacau/

FOTO: OIT/MPT.