Biografia de Gilbert F. Houngbo, 11º. Diretor-geral da OIT

Gilbert F. Houngbo
Gilbert F. Houngbo nasceu no Togo em 1961 e tem dedicado grande parte da sua vida em melhorar as perspectivas das pessoas mais vulneráveis do mundo, valendo-se da sua vasta experiência em questões políticas, em desenvolvimento econômico, em diplomacia e em gestão financeira.

Após obter título universitário superior em gestão de empresas pela Universidade de Lomé (Togo), Gilbert F. Houngbo formou-se em contabilidade e finanças pela Universidade de Quebec em Trois-Rivières (Canadá). Ele é membro do Instituto Canadense de Contadores Públicos.

Em 1986, Gilbert F. Houngbo ingressou na consultoria Price Waterhouse no Canadá, onde trabalhou até 1993.

Entre 1994 e 1996, ele foi diretor de Finanças no Banco Internacional do Mali, antes de ingressar no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), onde ocupou vários cargos, inclusive como chefe de Relatórios Financeiros e Gestão de Fundos Fiduciários, controlador e diretor de Finanças e Administração, chefe de Gabinete e secretário-geral Adjunto e diretor Regional do PNUD para a África.

Em 2008, Gilbert F. Houngbo foi nomeado primeiro-ministro do Togo, cargo que ocupou até 2012.

Em 2013, ele retornou ao sistema das Nações Unidas como diretor-geral Adjunto para Operações de Campo e Parcerias no Escritório Internacional do Trabalho (OIT).

Em 2017, ele foi eleito o sexto presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e, em 2021, foi reeleito para o mesmo cargo. Desde 2017 é presidente da ONU-Água, o mecanismo de coordenação interinstitucional das Nações Unidas para a água e o saneamento.

Gilbert F. Houngbo preside o Conselho de Administração do Instituto de Governança de Recursos Naturais (NRGI) e é membro do Conselho de Administração do Centro Internacional para Agricultura Biossalina (ICBA).

Em março de 2022, Gilbert F. Houngbo foi eleito pelo Conselho de Administração da OIT como 11º diretor-geral da Organização, tornando-se o primeiro africano a ocupar este cargo, que assumiu em 1º. de outubro de 2022.

O seu mandato centra-se na promoção de maior justiça social, no combate às desigualdades e à discriminação no mundo do trabalho e na obtenção de melhores condições de trabalho, tanto por meio da ação nacional como mediante a criação de uma coordenação e uma liderança multilaterais mais fortes.

Para isso, ele coloca especial ênfase na proteção social universal, no trabalho decente nas cadeias de valor globais e na economia das plataformas, na luta contra o trabalho infantil e o trabalho forçado, na proteção dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras migrantes, na promoção do diálogo social e na liberdade de sindical, na garantir transições justas e no alcance da igualdade de gênero.

Gilbert F. Houngbo é casado e tem de três filhos.