« regresse à lista de resultados de pesquisa  
CLORETO DE BROMOICSC: 1713 (Março 2009)
Bromochloride
CAS #: 13863-41-7
ONU #: 2901
Número CE: 237-601-4

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Não é combustível mas potência a combustão de outras substâncias. Muitas reacções podem provocar incêndio ou explosão. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.  Risco de incêndio e explosão. Consultar Perigos químicos.  NÃO pôr em contacto com substâncias inflamáveis. NÃO pôr em contacto com substâncias incompatíveis. Consultar Perigos Químicos.    Em situações de fogo nas imediações, usar meios de extinção apropriados  EM caso de incêndio: mantenha as garrafas frias pulverizando com água. NÃO contactar diretamente com a água. 

 EVITAR QUALQUER CONTACTO! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Dor de garganta. Falta de ar. Pieira. Respiração ofegante. Os sistomas poderão surgir mais tarde. Consultar Notas.  Utilize protecção respiratória. Utilize sistema fechado e ventilação.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Consulte imediatamento o médico. Poderá ser necessário respiração artificial. Consultar Notas. 
Pele Vermelhidão. Sensação de queimadura. Dores. Queimaduras graves da pele.  Luvas resistentes ao frio . Roupa de proteção.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante pelo menos 15 minutos, depois retirar as roupas contaminadas e enxaguar novamente. Consultar imediatamente o médico. 
Olhos Olhos lacrimejantes. Vermelhidão. Visão turva. Dores. Ardores.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Enxaguar abundantemente com água (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade). Consultar imediatamente o médico. 
Ingestão   Não comer, beber ou fumar durante o trabalho.   

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário de proteção química estanque a gases, incluindo aparelho de respiração autônomo. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Ventilação. Eliminar o gás com pulverizações de água a baixa pressão. Desligar o cilindro, se possível. Isolar a área até que o gás se tenha dispersado. NUNCA dirija o jacto de água sobre o líquido. 

De acordo com o criterio GHS da ONU

flam circlecylinder;gascorrcancer;health hazenviro;aqua
PERIGO
Contém gás refrigerado; pode causar queimaduras ou lesões criogénicas
Pode agravar incêndios; comburente
Pode ser corrosivo para os metais
Pode ser nocivo por inalação
Provoca queimaduras na pele e lesões oculares graves
Pode provocar irritação das vias respiratórias
Pode ser nocivo para os pulmões após exposição prolongada ou repetida por inalação
Muito tóxico para os organismos aquáticos 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 2.3; Riscos Subsidiários ONU: 5.1 e 8 

ARMAZENAMENTO
À prova de fogo se armazenado no interior de um edifício. Prever dispositivo para conter os efluentes provenientes da extinção de incêndios. Separado de géneros alimentícios. Consulte Perigos Químicos. Fresco. Seco. Manter em sala bem arejada. Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. 
EMBALAGEM
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
CLORETO DE BROMO ICSC: 1713
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
GÁS COM CHEIRO INTENSO. 

Perigos físicos
Sem dados. 

Perigo químicos
Substância instável. Decompõe-se parcialmente à temperatura ambiente formando cloro e bromo. Decompõe-se " "P1] por contacto com humidade. Isto produz gases tóxicos, incluindo cloro (ver ICSC/FISQ 0126) e bromo (ver ICSC/FISQ 0107). A substância é um oxidante forte. Reage violentamente com materiais combustíveis e redutores.  

Fórmula: BrCl
Massa molecular: 115.4
Ponto de ebulição: 5°C
Ponto de fusão: -66°C
Densidade (a 25°C): 2.32 g/ml
Solubilidade em água, g/100ml a 25°C: (bom)
Pressão de vapor, kPa a 25°C: 2.368  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
Efeitos locais por todas as vias de exposição. 

Efeito de exposição a curto prazo
Lacrimação. A substância é corrosiva para os olhos, pele e tracto respiratório. A inalação pode causar reações semelhantes às da asma. A inalação pode causar pneumonite. A inalação pode causar a inalação de grandes quantidades de vapores metálicos de prata pode causar lesões pulmonares devido a edema pulmonar. . Ver Notas. A exposição pode causar morte. 

Risco de inalação
Em caso de fuga, será atingida muito rapidamente uma concentração nociva deste gás no ar, especialmente em espaços confinados. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
A substância pode ter efeitos sobre as vias respiratórias e os pulmões. Pode resultar em inflamação crónica e funções deficientes.  


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
 

AMBIENTE
A substância é muito tóxica para os organismos aquáticos. É fortemente aconselhado a não deixar a substância química entrar no ambiente.  

NOTAS
Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes não se manifestam até passarem algumas horas e são agravados pelo esforço físico. O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.
Deve ser considerada a administração imediata de uma terapia apropriada por inalação, por um médico, ou por uma pessoa autorizada.
O aviso de odor, quando o valor limite de exposição é excedido, não é suficiente.
NÃO utilizar nas proximidades de um incêndio ou de uma superfície quente, ou durante a soldadura.
NÃO pulverizar água sobre um cilindro com fugas (para evitar a corrosão do cilindro).
Girar o cilindro com fugas para evitar a libertação de gás em estado líquido.
Ver ICSC/FISQ 0107 e 0126.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019