« regresse à lista de resultados de pesquisa  
PERÓXIDO DE SÓDIOICSC: 1606 (Outubro 2005)
Sodium dioxide
Sodium superoxide
Disodium peroxide
CAS #: 1313-60-6
ONU #: 1504
Número CE: 215-209-4

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Não é combustível mas potência a combustão de outras substâncias.  Risco de incêndio e explosão com substâncias combustíveis .  NÃO pôr em contacto com água, substâncias combustíveis ou agentes redutores.    NÃO usar água . Usar pó seco.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. NÃO contactar diretamente com a água. 

 EVITAR A DISPERSÃO DE POEIRA! EVITAR QUALQUER CONTACTO! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Sensação de ardor. Tosse. Respiração ofegante. Falta de ar. Dor de garganta.  Utilize exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Poderá ser necessário respiração artificial. Consulte o médico. 
Pele Vermelhidão. Queimaduras graves da pele. Dores.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante pelo menos 15 minutos, depois retirar as roupas contaminadas e enxaguar novamente. Consultar o médico . 
Olhos Vermelhidão. Dores. Visão turva. Queimaduras profundas graves.  Usar proteção facial ou proteção ocular em combinação com proteção respiratória na presença de pó.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Dor de garganta. Dores abdominais. Náuseas. Choque ou colapso. Sensação de ardor.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho.  Enxaguar a boca. NÃO induzir o vómito. Procurar cuidados médicos . 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Proteção individal: vestuário de proteção completa incluindo aparelho respiratório autónomo. NÃO absorver com serradura ou outros absorventes combustíveis. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Varrer a substância derramada para recipientes cobertos. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 5.1; Grupo de embalagem ONU: I 

ARMAZENAMENTO
Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. Separado de substâncias combustíveis, agentes dedutores, ácidos e metais em pó . Seco. 
EMBALAGEM
 
PERÓXIDO DE SÓDIO ICSC: 1606
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
PÓ AMARELO A BRANCO. 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Reage com água. Isto gera risco de incêndio. Reage com compostos orgânicos e metais em pó. Isto gera risco de explosão. A substância é um oxidante forte. Reage violentamente com materiais combustíveis e redutores.  

Fórmula: Na2O2
Massa molecular: 78.0
Descompõe-se a 460°C
Densidade: 2.8 g/cm³
Solubilidade em água: reacção  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é muito corrosiva para os olhos, pele e tracto respiratório. Corrosivo por ingestão A inalação pode causar edema pulmonar Ver Notas.  

Risco de inalação
Pode ser atingida rapidamente uma concentração prejudicial de partículas transportadas pelo ar por dispersão. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
 

AMBIENTE
A substância é prejudicial para os organismos aquáticos.  

NOTAS
Lavar as roupas contaminadas com água em abundância devido ao risco de incêndio.
Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes só se manifestam depois de algumas horas e são agravados pelo esforço físico.
O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: O, C; R: 8-35; S: (1/2)-8-27-39-45 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019