« regresse à lista de resultados de pesquisa  
NITROCELULOSE, seca, com menos a 16 % de azotoICSC: 1560 (Novembro 2016)
Cellulose nitrate
Cellulose tetranitrate
Pyroxillin
CAS #: 9004-70-0
ONU #: consulte as Notas

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Fácilmente inflamável. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.  Risco de explosão sobre fricção ou sobre choque. Risco de explosção quando exposta a aquecimento, chama, faíscas ou descargas eletrostáticas.  EVITAR chama aberta, EVITAR faíscas e NÃO fumar.  EVITAR A DISPERSÃO DE POEIRA. Usar ferramentas manuais antichispa. NÃO expor ao calor fricção ou ao choque. Evitar a acumulação de cargas electrostáticas (p. ex., através da ligação à terra).  Usar água em grande quantidade. NÃO usar espuma , usar dióxido de carbono.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. 

Consultar Notas.   
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação   Utilize ventilação.  Ar fresco, repouso. 
Pele   Luvas de proteçao.  Enxaguar as roupas contaminadas com água em abundância (risco de incêndio). Retirar as roupas contaminadas. 
Olhos Vermelhidão.  Usar viseira de proteção.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão   Não comer, beber ou fumar durante o trabalho.  Enxaguar a boca. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Remover todas as fontes de ignição. Manter húmido. Não deixar secar. Consulte um perito! Proteção individal: respirador com filtro de partículas adaptado à concentração da substância em suspensão no ar. Varrer a substância derramada para dentro de recipientes seláveis. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

flam;flame
PERIGO
Sólido inflamável 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 4.1 

ARMAZENAMENTO
À prova de fogo. Bem fechado. Fresco. Manter em sala bem arejada. Separado de oxidantes, bases e ácidos. Armazenar apenas se estiver humedecido. Consultar as instruções do fabricante sobre as condições adequadas de armazenamento. 
EMBALAGEM
 
NITROCELULOSE, seca, com menos a 16 % de azoto ICSC: 1560
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
SÓLIDO BRANCO SOB DIVERSAS FORMAS. 

Perigos físicos
A substância é muito suscetível ao calor, choque, fricção, chamas livres, faíscas ou descargas eletrostáticas. Esta situação gera risco de incêndio e explosão. Possibilidade de explosão de poeira, se as formas em pó ou em granulos se misturarem com o ar. Consulte Notas. 

Perigo químicos
Decompõe-se rápidamente por combustão. Isto produz óxidos de azoto. Reage com oxidantes, bases e ácidos. Isto gera risco de incêndio e explosão. Ver Notas. 

Fórmula: C12H16(ONO2)4O6
Massa molecular: 504.3
Solubilidade em água: nenhuma
Ver Notas. 


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
Ver Notas. 

Efeito de exposição a curto prazo
Ver Notas.  

Risco de inalação
Nenhuma indicação pode ser dada sobre se será atingida uma concentração perigosa no ar. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
Ver Notas 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
 

AMBIENTE
Ver Notas.  

NOTAS
Os dados disponíveis sobre o efeito desta substância na saúde humana são insuficientes, pelo que se deve ter o maior cuidado.
Os produtos comerciais são humedecidos (com água ou solventes) ou misturados com plastificantes para reduzir os riscos de incêndio e explosão da nitrocelulose seca. Estes agentes podem alterar as propriedades físicas e toxicológicas.
Se a substância for formulada com solventes, consultar também as fichas ICSC/FISQ dos solventes.
A formulação com mais de 12,6% de azoto é utilizada exclusivamente para o fabrico de explosivos.
Nitrocelulose, contendo no mínimo 25% de água em peso: ONU 2555; classe de perigo ONU: 4.1.
Nitrocelulose, com álcool, não inferior a 25% de álcool em peso, e não superior a 12,6% de azoto: ONU 2556; Classe de perigo ONU: 4.1.
Nitrocelulose, com um máximo de 12,6% de peso seco de azoto, misturada com ou sem plastificante, com ou sem pigmento: ONU 2557; Classe de perigo: 4.1.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019