« regresse à lista de resultados de pesquisa  
NITRITO DE POTÁSSIOICSC: 1069 (Dezembro 2000)
Nitrous acid potassium salt
CAS #: 7758-09-0
ONU #: 1488
Número CE: 231-832-4

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Não é combustível mas potência a combustão de outras substâncias. Muitas reacções podem provocar incêndio ou explosão. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.    NÃO pôr em contacto com substâncias combustíveis .    Em situações de fogo nas imediações, usar meios de extinção apropriados  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. 

 EVITAR A DISPERSÃO DE POEIRA!  
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Dor de garganta. Dor de cabeça. Lábios, unhas e pele azulados. Náuseas. Tonturas. Confusão. Respiração ofegante. Convulsões. Perda de consciência.  Utilize exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Poderá ser necessário respiração artificial. Consulte o médico. 
Pele Vermelhidão.  Luvas de proteçao.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante pelo menos 15 minutos, depois retirar as roupas contaminadas e enxaguar novamente. 
Olhos Vermelhidão. Dores.  Usar viseira de proteção ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Vómitos. Aumento do batimento cardíaco. Quebra de tenção arterial. Consultar mais em Inalação.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Enxaguar a boca. Provocar o vómito (APENAS EM PESSOAS CONSCIENTES!). Procurar cuidados médicos . 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Proteção individal: respirador com filtro de partículas adaptado à concentração da substância em suspensão no ar. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Varrer a substância derramada para recipientes cobertos. Recolher cuidadosamente o remanescente. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais. NÃO absorver com serradura ou outros absorventes combustíveis. 

De acordo com o criterio GHS da ONU

 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 5.1; Grupo de embalagem ONU: II 

ARMAZENAMENTO
À prova de fogo. Prever dispositivo para conter os efluentes provenientes da extinção de incêndios. Separado de substâncias combustíveis, agentes dedutores e ácidos. Seco. Bem fechado. 
EMBALAGEM
Hermética. 
NITRITO DE POTÁSSIO ICSC: 1069
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
SÓLIDO BRANCO A AMARELO DELIQUESCENTE SOB DIVERSAS FORMAS. 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Pode explodir ao aquecer acima de 530°C. Decompõe-se " "P1] por contacto com mesmos ácidos fortes. Isto produz fumos tóxicos de óxidos de azoto. A substância é um oxidante forte. Reage com materiais combustíveis e redutores. Isto gera risco de incêndio e explosão.  

Fórmula: KNO2
Massa molecular: 85.1
Ponto de fusão: 441°C
Densidade: 1.9 g/cm³
Solubilidade em água, g/100ml a 0°C: 281 (muito bom)  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação dos seus aérossois e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é irritante para os olhos, pele e tracto respiratório. A substância pode causar efeitos no sistema cardiovascular e sangue. Isto pode resultar em diminuição da pressão arterial ou formação da metaemoglobina . A exposição pode causar morte. Os efeitos podem ser retardados. É indicada vigilância médica.  

Risco de inalação
A evaporação a 20°C é insignificante; no entanto, pode ser atingida rapidamente uma concentração danosa de partículas transportadas pelo ar. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
 

AMBIENTE
Esta substância pode ser perigosa para o ambiente. Deve ser dada especial atenção a qualidade da água e contaminação do solo.  

NOTAS
A decomposição do composto começa a 350°C.
Dependendo do grau de exposição, é sugerido um exame médico periódico.
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.
Lavar as roupas contaminadas com água em abundância devido ao risco de incêndio.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: O, T, N; R: 8-25-50; S: (1/2)-45-61 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019