« regresse à lista de resultados de pesquisa  
SULFOTEPEICSC: 0985 (Outubro 1999)
Thiodiphosphoric acid tetraethyl ester
Ethyl thiopyrophosphate
Tetraethyl dithiopyrophosphate (TEDP)
CAS #: 3689-24-5
ONU #: 1704
Número CE: 222-995-2

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Combustível. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.  Risco de incêndio e explosão como resultado de decomposição quando aquecido.  NÃO usar chama aberta.    Usar pulverizões com água, espuma, pó, dióxido de carbono.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. 

 HIGIENE RIGOROSA! EVITAR A EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Lábios, unhas e pele azulados. Tonturas. Sonolência. Dor de cabeça. Constrição pupilar, cãibras musculares, salivação excessiva. Suores. Respiração ofegante. Náuseas. Convulsões. Perda de consciência. Fraqueza. Consulte Ingestão.  Utilize ventilação, exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Poderá ser necessário respiração artificial. Consulte o médico. 
Pele PODE SER ABSORVIDO! Vermelhidão. Consulte também: Inalação.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Enxaguar e depois lavar a pele com água e sabão. Consultar o médico . 
Olhos Vermelhidão. Dores. Constrição pupilar.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Cólicas abdominais. Confusão. Diarreia. Vómitos. Consultar mais em Inalação.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Provocar o vómito (APENAS EM PESSOAS CONSCIENTES!). Procurar cuidados médicos . 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Proteção individal: vestuário de proteção completa incluindo aparelho respiratório autónomo. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Ventilação. Recolher, na medida do possível, o líquido vertido e derramado, em recipientes herméticos. Absorver o restante líquido com areia seca ou absorvente inerte. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 6.1; Grupo de embalagem ONU: II 

ARMAZENAMENTO
Seco. Bem fechado. Separado de oxidantes fortes e géneros alimentícios. Manter em sala bem arejada. NÃO armazenar ou transportar em contentores de metal. Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. Prever dispositivo para conter os efluentes provenientes da extinção de incêndios. 
EMBALAGEM
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.
Poluente marinho. 
SULFOTEPE ICSC: 0985
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO AMARELO PÁLIDO COM CHEIRO CARACTERÍSTICO. 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Descompõe-se por aquecimento. Isto produz altamente fumos tóxicos de óxidos de fósforo e óxidos de enxofre. Reage com oxidantes fortes. Ataca ferro, algumas formas de plástico, borracha e revestimentos. 

Fórmula: C8H20O5P2S2 / (C2H5O)2P(S)OP(S)(OC2H5)2
Massa molecular: 322.30
Ponto de ebulição a 0.2666kPa: 136-139°C
Densidade relativa (água = 1): 1.2
Solubilidade em água: nenhuma
Pressão de vapor, Pa a 20°C: 0.0226
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): 3.99  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação, por absorção cutânea e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é irritante para os olhos e pele. A substância pode causar efeitos no sistema nervoso. Isto pode resultar em convulsões ou falência respiratória. Inibição da colinesterase. A exposição muito acima do OEL pode causar morte. Os efeitos podem ser retardados. É indicada vigilância médica.  

Risco de inalação
A contaminação nociva do ar não será atingida ou será apenas muito lentamente, com a evaporação desta substância a 20°C. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
Inibição da colinesterase. São possíveis efeitos cumulativos . Ver Perigos agudos/assintomáticos.  


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-TWA1 0.1 mg/m3.
TLV: (pele); 4A (não classificável como agente cancerígeno para o ser humano) ; BEI estabelecido.
MAK: 0.13 mg/m3, 0.01 ppm; categoria de limite de pico de exposição: II(2); absorção cutânea (H); risco relativo ao grupo das grávidas: C.
EUL-TWA1 0.1 mg/m3.
EU-OEL: (pele) 

AMBIENTE
A substância é muito tóxica para os organismos aquáticos. Esta substância entra no ambiente em condições normais de utilização. No entanto, deve ter-se o maior cuidado para evitar qualquer libertação adicional, por exemplo, através de eliminação inadequada. 

NOTAS
Dependendo do grau de exposição, é sugerido um exame médico periódico.
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.
O produto de grau técnico é um líquido de cor escura, com ponto de ebulição 131-132°C a 0,267 kPa.
NÃO levar roupa de trabalho para casa.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: T+, N; R: 27/28-50/53; S: (1/2)-23-28-36/37-45-60-61 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019