« regresse à lista de resultados de pesquisa  
2,4,6-TRINITROTOLUENOICSC: 0967 (Abril 2000)
2-Methyl-1,3,5-trinitrobenzene
1-Methyl-2,4,6-trinitrobenzene
TNT
CAS #: 118-96-7
ONU #: 0209
Número CE: 204-289-6

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Muitas reacções podem provocar incêndio ou explosão.  Risco de incêndio e explosão sobre rápido aquecimento ou ao choque forte. Explosivo.  EVITAR chama aberta, EVITAR faíscas e NÃO fumar.  NÃO expor à fricção ou ao choque. Não expor ao calor e manter um teor de húmidade de pelo menos 30%.  Usar água em grande quantidade. Não tente extinguir grandes incêndios, evacue a área.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. Combater o fogo a partir de um local seguro. 

 EVITAR A DISPERSÃO DE POEIRA! HIGIENE RIGOROSA! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Dor de cabeça. Lábios, unhas e pele azulados. Tosse. Dor de garganta. Respiração ofegante. Vómitos. Cólicas abdominais. Perda de consciência. Os sistomas poderão surgir mais tarde. Consultar Notas.  Utilize exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Poderá ser necessário respiração artificial. Consulte o médico. 
Pele PODE SER ABSORVIDO! Vermelhidão. Dores. Coloração amarela da pele. Consulte também: Inalação.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar e depois lavar a pele com água e sabão. Consultar o médico . Utilizar luvas de protecção na administração de primeiros socorros. 
Olhos Vermelhidão. Dores.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Consultar mais em Inalação.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Enxaguar a boca. Provocar o vómito (APENAS EM PESSOAS CONSCIENTES!). Usar luvas de proteção ao induzir o vômito. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário para proteção química incluindo aparelho respiratório autónomo. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. NÃO despejar no esgoto. Humedecer o material derramado antes de o recolher, não deve varrer o material seco. Recolher cuidadosamente o remanescente. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 1.1D 

ARMAZENAMENTO
À prova de fogo. Separado de precursores de explosivos, géneros alimentícios e materiais incompatíveis. Consulte Perigos Químicos. Bem fechado. Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. Prever dispositivo para conter os efluentes provenientes da extinção de incêndios. 
EMBALAGEM
Embalagens inquebráveis.
Coloque as embalagens quebráveis em recipientes inquebráveis fechados.
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
2,4,6-TRINITROTOLUENO ICSC: 0967
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
CRISTAIS INCOLORES A AMARELO . 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Pode decompor-se de forma explosiva por choque, fricção ou pancada violenta. Pode explodir ao aquecer acima de 240°C. Quando aquecido, formam-se fumos tóxicos. Descompõe-se por aquecimento. Isto produz fumos tóxicos. Reage violentamente com muitos produtos químicos (procurar ajuda de peritos). Isto gera risco de incêndio e explosão.  

Fórmula: C7H5N3O6 / C6H2(CH3)(NO2)3
Massa molecular: 227.1
Descompõe-se a 240°C
Ponto de fusão: 80.1°C
Densidade: 1.65 g/cm³
Solubilidade em água, g/100ml a 20°C: 0.013
Pressão de vapor a 20°C: negligenciável
Pressão de vapor, Pa a 100°C: 14
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 7.85
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): 1.60  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação dos seus aérossois, por absorção cutânea e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é irritante para os olhos, pele e tracto respiratório. A substância pode causar efeitos no sangue. Isto pode resultar em hemólise ou formação da metaemoglobina . A exposição pode causar morte. Os efeitos podem ser retardados. Ver Notas. É indicada vigilância médica.  

Risco de inalação
A evaporação a 20°C é insignificante; no entanto, pode ser atingida rapidamente uma concentração danosa de partículas transportadas pelo ar. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
O contacto repetido ou prolongado com a pele pode causar dermatites. A substância pode ter efeitos sobre o fígado, o sangue e os olhos. Pode resultar em icterícia, anemia e catarata.  


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV: (fração inalável e vapor ):.
TLV-TWA1 0.1 mg/m3.
(pele); BEI estabelecido.
MAK: absorção cutânea (H); sensibilização da pele (SH); categoria cancerígena: 2; mutagénica para as células germinais do grupo: 3B 

AMBIENTE
A substância é tóxica para os organismos aquáticos. A substância pode causar efeitos a longo prazo no ambiente aquático. É fortemente aconselhado a não deixar a substância química entrar no ambiente porque é persistente. 

NOTAS
A combustão num espaço confinado pode transformar-se em detonação.
Dependendo do grau de exposição, é sugerido um exame médico periódico.
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.
NÃO levar roupa de trabalho para casa.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: E, T, N; R: 2-23/24/25-33-51/53; S: (1/2)-35-45-61 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019