« regresse à lista de resultados de pesquisa  
FLUORETO DE SÓDIOICSC: 0951 (Novembro 2003)
Natrium fluoride
Sodium monofluoride
CAS #: 7681-49-4
ONU #: 1690
Número CE: 231-667-8

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Não combustível. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.    NÃO usar chama aberta. NÃO pôr em contacto com superficies quentes.    Em situações de fogo nas imediações, usar meios de extinção apropriados  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. 

   
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Dor de garganta.  Utilize ventilação (excepto para pó), exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Consulte o médico. 
Pele Vermelhidão.  Luvas de proteçao.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar a pele abundantemente com água ou tomar um duche. Consultar o médico . 
Olhos Vermelhidão. Dores.  Usar proteção facial ou proteção ocular em combinação com proteção respiratória na presença de pó.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Dores abdominais. Sensação de ardor. Convulsões. Sonolência. Tosse. Diarreia. Dor de garganta. Vómitos. Perda de consciência.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Enxaguar a boca. Provocar o vómito (APENAS EM PESSOAS CONSCIENTES!). Dar a beber um ou dois copos de água. Procurar cuidados médicos . 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Proteção individal: respirador com filtro de partículas adaptado à concentração da substância em suspensão no ar. Varrer a substância derramada para recipientes cobertos. Recolher cuidadosamente o remanescente. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 6.1; Grupo de embalagem ONU: III 

ARMAZENAMENTO
Separado de ácidos e géneros alimentícios. 
EMBALAGEM
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
FLUORETO DE SÓDIO ICSC: 0951
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
BRANCO SOB A FORMA DE CRISTAIS OU PÓ. 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Decompõe-se " "P1] por contacto com superfícies quentes ou chamas. Isto produz fumos tóxicos e corrosivos. Reage com ácidos. Isto produz fumos tóxicos e corrosivos.  

Fórmula: NaF
Massa molecular: 42.0
Ponto de ebulição: 1700°C
Ponto de fusão: 993°C
Densidade: 2.8 g/cm³
Solubilidade em água, g/100ml a 20°C: 4.0  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação dos seus aérossois e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é irritante para os olhos, pele e tracto respiratório. A ingestão pode causar hipocalcemia e hipocaliemia. Isto pode resultar em perturbações do sistema nervoso central ou perturbações cardíacas. 

Risco de inalação
A evaporação a 20°C é insignificante; no entanto, pode ser atingida rapidamente uma concentração danosa de partículas transportadas pelo ar por pulverização ou quando disperso, especialmente se sob a forma de pó. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
A substância pode ter efeitos sobre os ossos e os dentes. Pode resultar em fluorose.  


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV: (em F):.
TLV-TWA1 2.5 mg/m3.
4A (não classificável como agente cancerígeno para o ser humano) ; BEI estabelecido.
EU-OEL: (em F):.
EUL-TWA1 2.5 mg/m3.
MAK: (a fracção inalável , em F): 1 mg/m3; categoria de limite de pico de exposição: II(4); absorção cutânea (H); risco relativo ao grupo das grávidas: C 

AMBIENTE
 

NOTAS
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: T; R: 25-32-36/38; S: (1/2)-22-36-45 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019