« regresse à lista de resultados de pesquisa  
FENOTIAZINAICSC: 0937 (Abril 2009)
Dibenzothiazine
Thiodiphenylamine
Dibenzo-1,4-thiazine
CAS #: 92-84-2
Número CE: 202-196-5

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Combustível. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.    NÃO usar chama aberta.    Usar pó, pulverizões com água, espuma, dióxido de carbono.   

 EVITAR A DISPERSÃO DE POEIRA!  
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação   Impedir a inalação de pó.  Ar fresco, repouso. 
Pele Comichão severa. Vermelhidão.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar e depois lavar a pele com água e sabão. Consultar o médico se ocorrer irritação cutânea. 
Olhos   Usar óculos de proteção ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Enxaguar abundantemente com água (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade). 
Ingestão Cólicas abdominais.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Enxaguar a boca. Procurar cuidados médicos se não se sentir bem. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Proteção individal: respirador com filtro de partículas adaptado à concentração da substância em suspensão no ar. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Varrer a substância derramada para recipientes cobertos. Se necessário, humedecer primeiro para evitar a formação de poeiras. Recolher cuidadosamente o remanescente. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

enviro;aqua
AVISO
Pode ser nocivo se ingerido
Provoca leve irritação cutânea
Tóxico para os organismos aquáticos
Muito tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros 

Transporte
Classificação ONU
 

ARMAZENAMENTO
Separado de oxidantes fortes e ácidos fortes . Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. Prever dispositivo para conter os efluentes provenientes da extinção de incêndios. 
EMBALAGEM
 
FENOTIAZINA ICSC: 0937
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
CRISTAIS AMARELOS . FICA VERDE ESCURO QUANDO EXPOSTO AO LUZ. 

Perigos físicos
Sem dados. 

Perigo químicos
Decompõe-se por aquecimento e por contacto com ácidos fortes. Isto produz fumos tóxicos e irritantes, incluindo óxidos de azoto e óxidos de enxofre. Reage violentamente com oxidantes fortes. Isto gera risco de incêndio.  

Fórmula: C12H9NS
Massa molecular: 199.3
Ponto de ebulição: 371°C
Ponto de fusão: 185.1°C
Densidade: 1.34 g/cm³
Solubilidade em água: nenhuma
Ponto de inflamação: 202°C
Temperatura de auto-ignição: 471°C
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): 4.15  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é ligeiramente irritante para a pele. 

Risco de inalação
Pode ser atingida rapidamente uma concentração nociva de partículas transportadas pelo ar quando dispersas, especialmente se sob a forma de pó. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
O contacto repetido ou prolongado com a pele pode causar dermatites. A exposição repetida ou prolongada pode causar a fotossensibilização da pele. A substância quando ingerida pode provocar efeitos sobre o sangue e sistema nervoso. 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-TWA1 5 mg/m3.
TLV: (pele) 

AMBIENTE
A substância é tóxica para os organismos aquáticos. A bioacumulação desta substância química pode ocorrer em peixes. A substância pode causar efeitos a longo prazo no ambiente aquático. Esta substância entra no ambiente em condições normais de utilização. No entanto, deve ter-se o maior cuidado para evitar qualquer libertação adicional, por exemplo, através de eliminação inadequada. 

NOTAS
 

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019