« regresse à lista de resultados de pesquisa  
DICLORVOSICSC: 0690 (Abril 2014)
2,2-Dichlorovinyl dimethyl phosphate
Phosphoric acid, 2,2-dichloroethenyl dimethyl ester
DDVP
CAS #: 62-73-7
ONU #: 3018
Número CE: 200-547-7

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Combustível. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio. As formulações líquidas que contenham solventes orgânicos podem ser inflamáveis.  Risco de incêndio e explosão se as formulações contiverem solventes infamáveis/explosivos.  NÃO usar chama aberta.    Usar pulverizões com água, espuma, pó, dióxido de carbono.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. 

 HIGIENE RIGOROSA! EVITAR A EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! PRIMEIROS SOCORROS: USAR PROTECÇÃO INDIVIDUAL. 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Constrição pupilar, cãibras musculares, salivação excessiva. Contracções musculares. Convulsões. Tonturas. Suores. Pieira. Respiração ofegante. Perda de consciência.  Utilize ventilação, exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Consulte imediatamento o médico. Consultar Notas. 
Pele PODE SER ABSORVIDO! Vermelhidão. Consulte também: Inalação.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar e depois lavar a pele com água e sabão. Consultar imediatamente o médico. Consultar Notas. 
Olhos Vermelhidão. Dores. Constrição pupilar. Visão turva.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Enxaguar abundantemente com água (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade). Consultar o médico. 
Ingestão Salivação excessiva. Náuseas. Vómitos. Cólicas abdominais. Diarreia. Consultar mais em Inalação.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Enxaguar a boca. NÃO induzir o vómito. Procurar imediatamente cuidados médicos. Consultar Notas. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário para proteção química incluindo aparelho respiratório autónomo. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. NÃO despejar no esgoto. Ventilação. Recolher o líquido derramado em recipientes seláveis . Absover o líquido em areia ou em absorvente inerte. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

skull;toxiccancer;health hazenviro;aqua
PERIGO
Mortal por ingestão, contacto com a pele ou inalação
Provoca leve irritação cutânea
Pode provocar uma reação alérgica cutânea
Suspeito de provocar cancro
Provoca danos no sistema nervoso
Provoca danos no sistema nervoso após exposição prolongada ou repetida
Muito tóxico para os organismos aquáticos 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 6.1; Grupo de embalagem ONU: II 

ARMAZENAMENTO
Armazenar apenas no contentor original. Bem fechado. Manter em sala bem arejada. Prever dispositivo para conter os efluentes provenientes da extinção de incêndios. Separado de géneros alimentícios. Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. 
EMBALAGEM
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.
Poluente marinho. 
DICLORVOS ICSC: 0690
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO INCOLOR A ÂMBAR COM CHEIRO CARACTERÍSTICO. 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Durante a combustão, formam-se fumos corrosivos e tóxicos incluindo óxidos de fósforo , fosgénio e cloro. Ataca ferro, aço, plásticos e borracha. 

Fórmula: C4H7Cl2O4P / CCl2=CHOPO(OCH3)2
Massa molecular: 220.98
Ponto de ebulição a 101.3kPa: 234°C
Densidade relativa (água = 1): 1.4
Solubilidade em água, g/l a 20°C: 10 (pobre)
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 7.6
Densidade relativa da mistura de vapor/ar a 20°C (ar = 1): 1.00
Pressão de vapor, Pa a 20°C: 1.6
Ponto de inflamação: 170°C
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): 1.47  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação, por absorção cutânea e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é irritante para a pele. A substância pode causar efeitos no sistema nervoso por um efeito inibidor da colinesterase. A exposição acima do OEL pode causar morte. Os efeitos podem ser retardados. É indicada vigilância médica.  

Risco de inalação
A contaminação nociva do ar, pode ser atingida bastante rápido por evaporação desta substância a 20°C , ainda mais rápido por pulverização ou dispersão . 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
O contacto repetido ou prolongado com a pele pode causar dermatites. O contacto repetido ou prolongado pode causar sensibilização da pele. Inibição da colinesterase. São possíveis efeitos cumulativos . Ver Perigos agudos/assintomáticos. Esta substância é possivelmente carcinogénica para os seres humanos. 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-TWA1 0.1 mg/m3.
TLV: (pele); (SEN); 4A (não classificável como agente cancerígeno para o ser humano) ; BEI estabelecido.
MAK: 1 mg/m3, 0.11 ppm; categoria de limite de pico de exposição: II(2); absorção cutânea (H); risco relativo ao grupo das grávidas: C 

AMBIENTE
A substância é muito tóxica para os organismos aquáticos. Esta substância entra no ambiente em condições normais de utilização. No entanto, deve ter-se o maior cuidado para evitar qualquer libertação adicional, por exemplo, através de eliminação inadequada. 

NOTAS
NÃO levar roupa de trabalho para casa.
NÃO utilizar nas proximidades de um incêndio ou de uma superfície quente, ou durante a soldadura.
Dependendo do grau de exposição, é sugerido um exame médico periódico.
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.
Após o desaparecimento dos sintomas de uma exposição de curto prazo, podem manifestar-se efeitos retardados (após vários dias ou semanas).
Os solventes transportadores utilizados em formulações comerciais podem alterar as propriedades físicas e toxicológicas.
Se a substância for formulada com solventes, consultar também as fichas ICSC/FISQ dos solventes.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: T+, N; R: 24/25-26-43-50; S: (1/2)-28-36/37-45-61 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019