« regresse à lista de resultados de pesquisa  
TRIFLUORETO DE CLOROICSC: 0656 (Setembro 1997)
Chlorine fluoride
Chlorotrifluoride
CAS #: 7790-91-2
ONU #: 1749
Número CE: 232-230-4

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Não é combustível mas potência a combustão de outras substâncias. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio. Muitas reacções podem provocar incêndio ou explosão.  Risco de incêndio e explosão com água ou materiais orgânicos.  NÃO pôr em contacto com substâncias inflamáveis. NÃO pôr em contacto com água.    Em situações de fogo nas imediações, usar meios de extinção apropriados  EM caso de incêndio: mantenha as garrafas frias pulverizando com água. NÃO contactar diretamente com a água. Combater o fogo a partir de um local seguro. 

 EVITAR QUALQUER CONTACTO!  
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Sensação de ardor. Tosse. Dor de garganta. Respiração ofegante. Falta de ar.  Utilize ventilação, exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Consulte o médico. 
Pele Vermelhidão. Queimaduras graves da pele. Dores. Bollhas.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante pelo menos 15 minutos, depois retirar as roupas contaminadas e enxaguar novamente. Consultar o médico . 
Olhos Vermelhidão. Dores. Queimaduras profundas graves. Perda de visão.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão      

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individual: vestuário de proteção completo ESPECIFICAMENTE RECOMENDADO COMO EFICAZ CONTRA o trifluoreto de cloro, incluindo aparelho de proteção respiratória autónomo. Ventilação. Corte, se possível, o abastecimento de gás na fonte. NUNCA dirija o jacto de água sobre o líquido. 

De acordo com o criterio GHS da ONU

 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 2.3; Riscos Subsidiários ONU: 5.1 e 8 

ARMAZENAMENTO
À prova de fogo. Separado de substâncias combustíveis, agentes dedutores e géneros alimentícios. Fresco. Seco. 
EMBALAGEM
Não transportar juntamente com alimentos, géneros alimentícios e matérias combustíveis. 
TRIFLUORETO DE CLORO ICSC: 0656
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
GÁS PRÓXIMO INCOLOR COMPRIMIDO LIQUEFEITO COM ODOR CARACTERÍSTICO. 

Perigos físicos
O gás é mais pesado do que o ar.  

Perigo químicos
Decompõe acima de 220°C . Isto produz gases tóxicos de cloro e compostos fluorados. Reage violentamente com água e vidro. Reage com todas as formas de plásticos, borracha e resinas, excepto os polímeros altamente fluorados. A maioria dos materiais combustíveis inflama-se espontaneamente em contacto com esta substância. Reage violentamente com materiais oxidáveis, metais e pós metálicos. Em contacto com materiais orgânicos causa explosão . Em contacto com ácidos causa emissão de fumos altamente tóxicos. 

Fórmula: ClF3
Massa molecular: 92.5
Ponto de ebulição: 12°C
Ponto de fusão: -76°C
Solubilidade em água: reacção
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 3.18  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é corrosiva para os olhos, pele e tracto respiratório. A inalação pode causar edema pulmonar Os efeitos podem ser retardados. É indicada vigilância médica. Ver Notas.  

Risco de inalação
Em caso de fuga, será atingida muito rapidamente uma concentração nociva deste gás no ar. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-STEL1 0.1 ppm 

AMBIENTE
 

NOTAS
A lavagem minuciosa com um gás inerte deve preceder a abertura de qualquer dispositivo que tenha contido trifluoreto de cloro.
Reage violentamente com agentes extintores de incêndio, tais como água.
O valor limite de exposição profissional não deve ser excedido durante a exposição profissional.
Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes não se manifestam até passarem algumas horas e são agravados pelo esforço físico. O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.
Deve ser considerada a administração imediata de uma terapia apropriada por inalação, por um médico, ou por uma pessoa autorizada.
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.
Os dados disponíveis sobre o efeito desta substância na saúde humana são insuficientes, pelo que se deve ter o maior cuidado.
NÃO pulverizar água sobre um cilindro com fugas (para evitar a corrosão do cilindro).
Ver ICSC/FISQ 0283.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019