« regresse à lista de resultados de pesquisa  
FOSFORETO DE ZINCOICSC: 0602 (Março 2001)
Trizinc diphosphide
CAS #: 1314-84-7
ONU #: 1714
Número CE: 215-244-5

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Não é combustível mas forma gás inflamável em contacto com a água ou ar húmido    NÃO pôr em contacto com ácidos, água ou agentes oxidantes.    Em situações de fogo nas imediações, usar meios de extinção apropriados  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. NÃO contactar diretamente com a água. 

 EVITAR A DISPERSÃO DE POEIRA! HIGIENE RIGOROSA!  
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Dor de cabeça. Cansaço. Náuseas. Diarreia. Vómitos.  Utilize exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Consulte o médico. 
Pele Sensação de queimadura.  Luvas de proteçao.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar e depois lavar a pele com água e sabão. 
Olhos Dores. Fotofobia.  Usar viseira de proteção.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Dores abdominais. Náuseas. Descoordenação Cansaço. Vómitos. Tosse. Diarreia. Tonturas. Dor de cabeça. Respiração ofegante. Perda de consciência.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Dar a beber carvão activado misturado com água. Consultar Notas. Procurar cuidados médicos . 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário de proteção completa incluindo aparelho respiratório autónomo. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Varrer a substância derramada para recipientes secos cobertos. Recolher cuidadosamente o remanescente. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

skull;toxiccancer;health hazenviro;aqua
PERIGO
Em contacto com a água liberta gases que se podem inflamar expontaneamente
Mortal por ingestão
Nocivo em contacto com a pele
Provoca irritação ocular
Provoca danos no sistema nervoso central por ingestão
Provoca danos no fígado e nos rins após exposição prolongada ou repetida por ingestão
Muito tóxico para os organismos aquáticos 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 4.3; Riscos Subsidiários ONU: 6.1; Grupo de embalagem ONU: I 

ARMAZENAMENTO
Separado de oxidantes fortes , ácidos e água. Seco. Fresco. Manter em sala bem arejada. 
EMBALAGEM
 
FOSFORETO DE ZINCO ICSC: 0602
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
CRISTAIS CINZENTOS ESCUROS, PÓ OU PASTA COM CHEIRO CARACTERÍSTICO. 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Decompõe-se por aquecimento e por contacto com ácidos. LentamenteDecompõe-se " "P1] por contacto com água. Isto produz fumos tóxicos e inflamáveis de óxidos de fósforo e óxidos de zinco e fosfina. Reage violentamente com oxidantes fortes. Isto gera risco de incêndio.  

Fórmula: Zn3P2
Massa molecular: 258.1
Ponto de ebulição: 1100°C
Ponto de fusão: 420°C
Densidade: 4.6 g/cm³
Solubilidade em água: nenhuma, decompõe-se lentamente  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação dos seus aérossois, por absorção cutânea e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é irritante para os tracto respiratório. A substância pode causar efeitos no fígado, rins, coração e sistema nervoso. A exposição a níveis elevados pode causar morte. A inalação de produtos de decomposição (fosfina) pode causar edema pulmonar Ver Notas.  

Risco de inalação
A evaporação a 20°C é insignificante; no entanto, pode ser atingida rapidamente uma concentração danosa de partículas transportadas pelo ar , especialmente se pulverizada. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
A substância pode ter efeitos sobre o sistema nervoso . 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
MAK: (fracção respirável ): 0.1 mg/m3; categoria de limite de pico de exposição: I(4); risco relativo ao grupo das grávidas: C.
MAK: (a fracção inalável ): 2 mg/m3; categoria de limite de pico de exposição: I(2); risco relativo ao grupo das grávidas: C 

AMBIENTE
A substância é muito tóxica para os organismos aquáticos. Esta substância pode ser perigosa para o ambiente. Deve ser dada especial atenção a aves e mamíferos.  

NOTAS
Reage violentamente com agentes extintores de incêndio tais como água e dióxido de carbono.
Dependendo do grau de exposição, é sugerido um exame médico periódico.
Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes não se manifestam até passarem algumas horas e são agravados pelo esforço físico. O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.
Deve ser considerada a administração imediata de uma terapia apropriada por inalação, por um médico, ou por uma pessoa autorizada.
Se um paciente vomitar após ingestão, recolha o vómito num saco de plástico para evitar a emissão de fosfina.
Ver ICSC/FISQ 0694.
Podem aplicar-se as Informaçãoes Suplementare sobre os Perigos EUH029 ("Em contacto com a água liberta gases tóxicos") e EUH032 ("Em contacto com ácidos liberta gases muito tóxico").  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: F, T+, N; R: 15/29-28-32-50/53; S: (1/2)-3/9/14-30-36/37-45-60-61 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019