« regresse à lista de resultados de pesquisa  
TRICLORFONICSC: 0585 (Agosto 1997)
Clorofos
Triclorfeno
Dimethyl-2,2,2-trichloro-1-hydroxyethylphosphonate
(2,2,2-Trichloro-1-hydroxyethyl) phosphonic acid dimethyl ester
CAS #: 52-68-6
ONU #: 2783
Número CE: 200-149-3

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Combustível.    NÃO usar chama aberta.    Em situações de fogo nas imediações, usar meios de extinção apropriados   

 EVITAR A DISPERSÃO DE POEIRA! HIGIENE RIGOROSA! EVITAR A EXPOSIÇÃO DE MULHERES (GRÁVIDAS)! EVITAR A EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Suores. Náuseas. Vómitos. Tonturas. Constrição pupilar, cãibras musculares, salivação excessiva. Respiração ofegante. Convulsões. Perda de consciência. Os sistomas poderão surgir mais tarde. Consultar Notas.  Utilize exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Consulte o médico. 
Pele PODE SER ABSORVIDO! Consulte Inalação.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar e depois lavar a pele com água e sabão. Consultar o médico . 
Olhos Vermelhidão. Dores. Constrição pupilar. Visão turva.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Náuseas. Vómitos. Fraqueza. Cólicas abdominais. Diarreia. Constrição pupilar. Cãibras musculares. Salivação excessiva. Respiração ofegante. Perda de consciência.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho.  Provocar o vómito (APENAS EM PESSOAS CONSCIENTES!). Descanse. Procurar cuidados médicos . 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Proteção individal: respirador com filtro para gases e partículas orgânicas adaptado à concentração da substância no ar. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. NÃO despejar no esgoto. Varrer a substância derramada para recipientes cobertos. Se necessário, humedecer primeiro para evitar a formação de poeiras. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 6.1; Grupo de embalagem ONU: III 

ARMAZENAMENTO
Separado de bases fortes e géneros alimentícios. Manter em sala bem arejada. 
EMBALAGEM
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.
Poluente marinho. 
TRICLORFON ICSC: 0585
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
CRISTAIS BRANCOS . 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Decompõe-se por aquecimento e por contacto com ácidos e bases. Isto produz fumos tóxicos. Ataca muitos metais. 

Fórmula: C4H8Cl3O4P
Massa molecular: 257.4
Ponto de fusão: 83-84°C
Densidade relativa (água = 1): 1.73
Solubilidade em água, g/100ml a 25°C: 15.4
Pressão de vapor, Pa a 20°C: <0.01
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): 0.48  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação dos seus aérossois, por absorção cutânea e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância pode causar efeitos no sistema nervoso por um efeito inibidor da colinesterase. Isto pode resultar em convulsões, falência respiratória ou morte. Inibição da colinesterase. A exposição a níveis elevados pode causar morte. Os efeitos podem ser retardados. É indicada vigilância médica.  

Risco de inalação
A evaporação a 20°C é insignificante; no entanto, pode ser atingida rapidamente uma concentração danosa de partículas transportadas pelo ar quando disperso. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
O contacto repetido ou prolongado pode causar sensibilização da pele. A substância pode ter efeitos sobre o sistema nervoso . Inibição da colinesterase. São possíveis efeitos cumulativos . Ver Perigos agudos/assintomáticos.  


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV: (fração inalável e vapor ):.
TLV-TWA1 0.1 mg/m3.
(DSEN); 4A (não classificável como agente cancerígeno para o ser humano) ; BEI estabelecido 

AMBIENTE
A substância é muito tóxica para os organismos aquáticos. Esta substância pode ser perigosa para o ambiente. Deve ser dada especial atenção a abelhas e peixes.  

NOTAS
Dependendo do grau de exposição, é sugerido um exame médico periódico.
Os sintomas de intoxicação aguda não se manifestam antes de passarem algumas horas.
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.
As recomendações desta ficha aplicam-se à forma pura.
As formulações comerciais são frequentemente misturas, que incluem impurezas, solventes ou outros agentes que modificam as propriedades toxicológicas e físico-químicas.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: Xn, N; R: 22-43-50/53; S: (2)-24-37-60-61 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019